O impacto da formação pos-graduada nos professores e nas escolas – dois estudos de caso: as percecoes dos professores pos-graduados

Ana Rita Faria, Pedro Guilherme Rocha dos Reis, Maria Helena Peralta

Resultado de pesquisarevisão de pares

Resumo

O estudo aqui apresentado tem como problema central estudar o impacto da Formação Pos-Graduada (FPG) num conjunto de professores do Ensino Basico4 e do Ensino Secundario5 em Portugal. Pretendemos compreender se os professores consideram essa formação como uma mais-valia e em que medida isso se traduz na melhoria do seu desempenho profissional, das escolas e das aprendizagens dos alunos. Os resultados preliminares da investigação revelam, entre outros aspetos, que os motivos que levam os professores a fazerem FPG estao associados sobretudo a questoes de realização pessoal e apontam para o reconhecimento da importância da FPG por parte dos professores e das liderancas, no entanto com poucos efeitos.
Título traduzido da contribuiçãoThe impact of post-graduate programmes on teachers and schools. Two case studies: : post-graduate teachers’ perceptions
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)238–256
Número de páginas19
RevistaEnsaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
Volume25
Número de emissão94
Estado da publicaçãoPublished - 1 set 2017
Publicado externamenteSim

Keywords

  • Formação pos-graduada
  • Professores
  • Avaliação do impacto
  • Curriculo

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