O impacto da investigação-ação no desenvolvimento da enfermagem: mapeamento das teses de doutoramento em Portugal

Ana Gonçalves Martins*, Patrícia Pontífice Sousa, Rita Margarida Marques

*Autor correspondente para este trabalho

Resultado de pesquisarevisão de pares

5 Transferências (Pure)

Resumo

Introdução: A investigação-ação engloba um conjunto de processos e técnicas que concorrem para um ciclo de mudança e reflexão, revelando-se desafiadora na investigação em enfermagem. Objetivo: Mapear as teses de doutoramento em enfermagem de abordagem metodológica de investigação-ação em Portugal. Materiais e Métodos: Investigação documental, com acesso a 275 teses de doutoramento em Enfermagem, realizadas em Portugal até 2021, disponíveis nos repositórios digitais abertos das universidades portuguesas, com o método de investigação-ação identificado como método utilizado. Resultados: Identificaram-se 21 teses de doutoramento com estudos de investigação de abordagem metodológica investigação-ação, sendo que a análise realizada teve em conta: a) participantes – maioritariamente adulto e idoso, b) nível de participação – maioritariamente colaborativa, c) área de cuidados de saúde – maioritariamente a área de enfermagem médico-cirúrgica, d) contexto – rimordialmente hospitalar, e) modelo utilizado – ausente na maioria dos estudos, e f) técnicas de recolha de dados – destaca-se o uso de questionários e entrevistas semiestruturadas. Conclusão: A investigação com recurso ao método de investigação-ação, ainda que em percentagem reduzida, permite a reflexão sobre a ação e mudança em contextos reais, na evolução do conhecimento enquanto disciplina, bem como para a melhoria da qualidade dos cuidados.
Título traduzido da contribuição The impact of action research on nursing development: mapping of doctoral theses in Portugal
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)38-47
Número de páginas10
RevistaCadernos de Saúde
Volume14
Número de emissão2
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 1 jul. 2022

Keywords

  • Enfermagem
  • Investigação
  • Pesquisa qualitativa
  • Investigação-ação

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “O impacto da investigação-ação no desenvolvimento da enfermagem: mapeamento das teses de doutoramento em Portugal“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação