O impacto do currículo da formação pós-graduada nos professores e nas escolas

Título traduzido da contribuição: O impacto da formação pós-graduada nos professores e nas escolas – dois estudos de caso: as perceções dos professores pós-graduados

Resultado de pesquisarevisão de pares

Resumo

O estudo aqui apresentado tem como problema central estudar o impacto da Formação Pós-Graduada (FPG) num conjunto de professores do Ensino Básico4 e do Ensino Secundário5 em Portugal. Pretendemos compreender se os professores consideram essa formação como uma mais-valia e em que medida isso se traduz na melhoria do seu desempenho profissional, das escolas e das aprendizagens dos alunos. Os resultados preliminares da investigação revelam, entre outros aspetos, que os motivos que levam os professores a fazerem FPG estão associados sobretudo a questões de realização pessoal e apontam para o reconhecimento da importância da FPG por parte dos professores e das lideranças, no entanto com poucos efeitos.
Título traduzido da contribuiçãoO impacto da formação pós-graduada nos professores e nas escolas – dois estudos de caso: as perceções dos professores pós-graduados
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)238-256
Número de páginas19
RevistaEnsaio
Volume25
Número de emissão94
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 19 mai 2017
Publicado externamenteSim

Keywords

  • Formação pós-graduada
  • Professores
  • Avaliação do impacto
  • Currículo

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