Resumo
O estudo aqui apresentado tem como problema central estudar o impacto da Formação Pós-Graduada (FPG) num conjunto de professores do Ensino Básico4 e do Ensino Secundário5 em Portugal. Pretendemos compreender se os professores consideram essa formação como uma mais-valia e em que medida isso se traduz na melhoria do seu desempenho profissional, das escolas e das aprendizagens dos alunos. Os resultados preliminares da investigação revelam, entre outros aspetos, que os motivos que levam os professores a fazerem FPG estão associados sobretudo a questões de realização pessoal e apontam para o reconhecimento da importância da FPG por parte dos professores e das lideranças, no entanto com poucos efeitos.
Título traduzido da contribuição | O impacto da formação pós-graduada nos professores e nas escolas – dois estudos de caso: as perceções dos professores pós-graduados |
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Idioma original | Portuguese |
Páginas (de-até) | 238-256 |
Número de páginas | 19 |
Revista | Ensaio |
Volume | 25 |
Número de emissão | 94 |
DOIs | |
Estado da publicação | Publicado - 19 mai 2017 |
Publicado externamente | Sim |
Keywords
- Formação pós-graduada
- Professores
- Avaliação do impacto
- Currículo