O impulso polimodal em Lopes Graça: o caso das suite "In Memoriam Béla Bartók", op. 126

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Resumo

Esta comunicação analisa alguns dos processos tonais (alturas) da música de Lopes Graça à luz dos impulsos modernistas de compositores contemporâneos como Bartók, Koechlin ou Falla, que através de explorações neo-modais e polimodais contribuiram marcantemente para a transformação do espaço tonal na primeira metade do século vinte (Cascudo 2010). Considerando que as abordagens analítico-teóricas dos processos polimodais/politonais foram em grande medida desacreditadas ao longo do século passado (por abordagens pós-Schenkerianas e/ou formalistas baseadas em relações algébricas da teoria de conjuntos), só recentemente tem vindo a merecer uma atenção renovada no campo da análise musical. Esta re-interpretação analítica aborda o processo constitutivo de multi-camadas como um espaço harmónico resultante de características (cognitivas e acústicas) únicas. Como tal, tem-se afastando de interpretações harmónicas que consideram esta estratégia composicional como mera extensão harmónica de uma linguagem essencialmente tonal, assim como de abordagens a processos proto-atonais projectados num espaço (neutro) cromático. A reapreciação deste repertório/estilo tem vindo a desenvolver um quadro conceptual que permite melhor compreender as relações entre centros tonais, regiões e escalas e a sua interpenetração (Kaminsky 2004, Tymoczko 2011, Martins 2015, Harrison 2016). Em particular, este trabalho propõe-se analisar alguns dos processos polimodais resultantes da exploração harmónica e contrapontística em peças de Lopes Graça, com especial atenção a vários andamentos das Suites ‘In Memoriam Bela Bartók’ op. 126 (1960-75). A abordagem analítica a Lopes Graça revisita, por um lado, quadros conceptuais da primeira metade do século desenvolvidos para a interpretação os processos de multi-camadas (como o conceito de ‘cromatismo polimodal’ de Bartók [1943], ‘modulação simultânea’ de Casella [1924], ou ‘modulação interior’ de Koechlin [1925]) e por outro, desenvolve um modelo de dissonância escalar que mede o grau de fricção entre camadas distintas e oferece uma base para compreender aspectos da sintáse polimodal.
Idioma originalPortuguese
Páginas46-47
Número de páginas2
Estado da publicaçãoPublicado - 2018
EventoVIII Encontro de Investigação em Música - Instituto Politécnico do Porto, Porto
Duração: 8 nov. 201810 nov. 2018

Conferência

ConferênciaVIII Encontro de Investigação em Música
Título abreviadoENIM 2018
País/TerritórioPortugal
CidadePorto
Período8/11/1810/11/18

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