Resumo
Os últimos trinta anos têm sido anos de rupturas e continuidades entre diferentes visões no cinema português. A "escola portuguesa" - denominação utilizada para caracterizar um conjunto de filmes e autores entre as décadas de 70 e 80 - dominou o panorama daquilo que se conheceu como "cinema português" e que foi, inclusivamente, promovido institucionalmente no plano internacional. A pluralidade de olhares e abordagens, no entanto, sempre foi uma das suas imagens de marca. Na discussão que vamos iniciar, interessa-nos, sobretudo, utilizar um dos exemplares máximos da assim chamada "escola portuguesa" - o casal António Reis e Margarida Cordeiro - para fazer urna análise comparativa com um cineasta contemporâneo: João Canijo. Esta comparação entre as duas cinematografias é tanto mais pertinente porque se baseará na localização geográfica que ambos escolheram em alguns dos momentos mais importantes das suas obras: o interior rural português.
Idioma original | Portuguese |
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Título da publicação do anfitrião | Terras em Transe – Ética e Estética no Cinema Português |
Editores | Carolin Overhoff Ferreira |
Local da publicação | Munique |
Editora | AVM |
Páginas | 75-90 |
Número de páginas | 16 |
ISBN (impresso) | 978-3-95477-000-7 |
Estado da publicação | Published - 2012 |