O papel da gestão no clima organizacional e na relação entre a satisfação no trabalho, a comunicação interna e o compromisso dos colaboradores - estudo de caso: Liberty Seguros

Resultado de pesquisa

Resumo

As inúmeras mudanças no seio das organizações, fruto de um mercado global e cada vez mais competitivo, aliado a uma conjuntura económica desfavorável, produzem consequências diretas e indiretas na forma como os colaboradores e as organizações se relacionam e comunicam entre si. Assim, e atendendo ao impacto deste contexto socio-económico na motivação, no clima organizacional vivido e na satisfação dos colaboradores nas organizações, torna-se pertinente analisar e compreender em que medida a comunicação interna intervém no modo como os colaboradores estão comprometidos com a organização. A presente investigação é um estudo de caso realizado numa Companhia Multinacional do Setor Segurador, onde se procurou aferir a veracidade das hipóteses estudadas. Os resultados obtidos permitiram verificar que tanto a Satisfação no Trabalho como a Comunicação Interna contribuem para elevados níveis de Compromisso e que o Clima Organizacional afeta essas mesmas relações.
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Instituto Superior de Gestão (ISG) - Business & Economics School
Supervisores/Consultores
  • Brandão, Nuno Goulart, Supervisor
Data do prémio1 jun 2016
Estado da publicaçãoPublished - 1 jun 2016
Publicado externamenteSim

Keywords

  • Compromisso organizacional
  • Satisfação no trabalho
  • Comunicação interna
  • Clima organizacional
  • Gestão

Citação