TY - GEN
T1 - O papel das tecnologias de informação e comunicação em tempos de pandemia no trabalho dos assistentes sociais com a população idosa
AU - Silva, Catarina Vieira da
AU - Monteiro, Daniela
PY - 2021
Y1 - 2021
N2 - A comunicação que aqui se apresenta constitui-se como um dos resultados preliminares do trabalho de investigação “O papel das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em tempos de pandemia no trabalho dos assistentes sociais com a população idosa”. Neste estudo pretendemos conhecer como os assistentes sociais mobilizam as TIC na sua prática profissional com idosos, e compreender a perceção dos idosos face ao aumento da utilização das TIC no seu quotidiano ao longo do primeiro ano de pandemia da Covid- 19. A pesquisa adotou uma estratégia de cariz qualitativo, com base em entrevistas semiestruturadas a quinze idosos pertencentes a uma Estrutura Residencial e a três assistentes sociais que exercem funções na instituição. Diversos estudos referem a importância das TIC para a diminuição do isolamento social e o sentimento de solidão nos idosos, que em contexto pandémico ganharam relevo. Nesta lógica, os assistentes sociais reconhecem o impacto e interesse das TIC para a implementação de novas estratégias de intervenção, designadamente, a criação de apoio social online, de modo a que se possa responder e apoiar os idosos e suas famílias. Neste sentido, um dos papéis dos assistentes sociais passa por promover a inclusão digital dos idosos, uma vez que ainda prevalece alguma iliteracia ou exclusão digital nestes públicos. Os dados revelaram que entre os impactos negativos que os idosos identificaram está o distanciamento social que implicou o afastamento da família, que foi essencialmente garantido pelo contacto telefónico (com chamadas de voz, mensagens e videochamadas), uso de computador (através de programas de software de vídeotelefonia e redes sociais). Salienta-se o papel do telefone, que deverá ser encarado como um meio importante no acompanhamento destes cidadãos, seja para consultas médicas, conversas com a família, amigos e apoio social. Como impactos positivos identificaram as TIC como ferramenta para ocupar de forma lúdica o seu tempo, estarem em contacto com uma rede familiar mais alargada. As novas abordagens utilizadas pelos Assistentes Sociais na introdução das TIC com os idosos, diversificam-se em vários segmentos. Os Assistentes Sociais entrevistados, manifestam que a sua intervenção pode ter um papel fundamental na introdução das TIC no quotidiano dos idosos de forma a combater sentimentos de solidão, saudade e tristeza face à impossibilidade de estarem com as suas famílias. Nesta lógica, salientam que apesar da principal dificuldade ser os idosos não dominarem as tecnologias, com a adequada supervisão dos profissionais é possível satisfatórias interações com a família, desenvolvimento de atividades socioculturais e atendimentos sociais. Nesta linha de argumentação, referem que para uma introdução eficaz das TIC na intervenção com os idosos, é fundamental a construção de um diagnóstico de necessidades, sendo necessário adaptar a utilização dos diferentes componentes às diferentes particularidades dos beneficiários. Deste modo, podemos considerar que o papel das TIC no trabalho dos assistentes sociais se desenvolve junto de diversos sistemas em interação, designadamente com a população idosa, a sua família, as suas redes de suporte social e os serviços e as organizações que contribuem para o seu bem-estar.
AB - A comunicação que aqui se apresenta constitui-se como um dos resultados preliminares do trabalho de investigação “O papel das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em tempos de pandemia no trabalho dos assistentes sociais com a população idosa”. Neste estudo pretendemos conhecer como os assistentes sociais mobilizam as TIC na sua prática profissional com idosos, e compreender a perceção dos idosos face ao aumento da utilização das TIC no seu quotidiano ao longo do primeiro ano de pandemia da Covid- 19. A pesquisa adotou uma estratégia de cariz qualitativo, com base em entrevistas semiestruturadas a quinze idosos pertencentes a uma Estrutura Residencial e a três assistentes sociais que exercem funções na instituição. Diversos estudos referem a importância das TIC para a diminuição do isolamento social e o sentimento de solidão nos idosos, que em contexto pandémico ganharam relevo. Nesta lógica, os assistentes sociais reconhecem o impacto e interesse das TIC para a implementação de novas estratégias de intervenção, designadamente, a criação de apoio social online, de modo a que se possa responder e apoiar os idosos e suas famílias. Neste sentido, um dos papéis dos assistentes sociais passa por promover a inclusão digital dos idosos, uma vez que ainda prevalece alguma iliteracia ou exclusão digital nestes públicos. Os dados revelaram que entre os impactos negativos que os idosos identificaram está o distanciamento social que implicou o afastamento da família, que foi essencialmente garantido pelo contacto telefónico (com chamadas de voz, mensagens e videochamadas), uso de computador (através de programas de software de vídeotelefonia e redes sociais). Salienta-se o papel do telefone, que deverá ser encarado como um meio importante no acompanhamento destes cidadãos, seja para consultas médicas, conversas com a família, amigos e apoio social. Como impactos positivos identificaram as TIC como ferramenta para ocupar de forma lúdica o seu tempo, estarem em contacto com uma rede familiar mais alargada. As novas abordagens utilizadas pelos Assistentes Sociais na introdução das TIC com os idosos, diversificam-se em vários segmentos. Os Assistentes Sociais entrevistados, manifestam que a sua intervenção pode ter um papel fundamental na introdução das TIC no quotidiano dos idosos de forma a combater sentimentos de solidão, saudade e tristeza face à impossibilidade de estarem com as suas famílias. Nesta lógica, salientam que apesar da principal dificuldade ser os idosos não dominarem as tecnologias, com a adequada supervisão dos profissionais é possível satisfatórias interações com a família, desenvolvimento de atividades socioculturais e atendimentos sociais. Nesta linha de argumentação, referem que para uma introdução eficaz das TIC na intervenção com os idosos, é fundamental a construção de um diagnóstico de necessidades, sendo necessário adaptar a utilização dos diferentes componentes às diferentes particularidades dos beneficiários. Deste modo, podemos considerar que o papel das TIC no trabalho dos assistentes sociais se desenvolve junto de diversos sistemas em interação, designadamente com a população idosa, a sua família, as suas redes de suporte social e os serviços e as organizações que contribuem para o seu bem-estar.
KW - COVID-19
KW - Pessoa idosa
KW - Serviço social
KW - TIC
M3 - Conference contribution
SN - 9788418167560
SP - 617
EP - 618
BT - La revolución de los prosumers
A2 - Civila, Sabina
PB - Ediciones Egregius
T2 - VI Congreso Internacional Comunicación y Pensamiento
Y2 - 28 April 2021 through 30 April 2021
ER -