O papel dos pais na execução de planos de carreira no Ensino Secundário: perspectivas de pais e de estudantes

Marisa Carvalho, Maria Céu Taveira

Resultado de pesquisarevisão de pares

4 Citações (Scopus)

Resumo

O presente estudo tem como objectivos analisar perspectivas de pais e alunos acerca do papel dos pais na execução de planos de carreira dos seus filhos e retirar implicações para a conceptualização da intervenção vocacional no Ensino Secundário, prosseguindo investigação anterior (Pinto, Taveira, & Fernandes, 2003). Através do método de grounded theory (cf. Strauss & Corbin, 1994, 1998) foram investigadas as perspectivas de um total de 62 participantes, através de questionário de resposta aberta (Pinto, 2000). Na perspectiva dos participantes, os pais podem contribuir para o desenvolvimento de carreira através da relação com os filhos e através da relação com o meio. Os participantes evidenciam o reconhecimento do papel dos pais no desenvolvimento vocacional dos filhos, através de atitudes parentais mais ou menos directivas, específicas e intencionais, e da participação e promoção de actividades. Isto traduz a necessidade da intervenção vocacional contemplar os contextos de vida e o seu papel no desenvolvimento da carreira.
Título traduzido da contribuiçãoThe role of parents in the implementation of plans career in secondary education: perspectives of parents and students
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)333-341
Número de páginas9
RevistaAnálise Psicológica
Volume28
Número de emissão2
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 2010
Publicado externamenteSim

Keywords

  • Carreira
  • Influência parental
  • Grounded theory
  • Intervenção vocacional

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “O papel dos pais na execução de planos de carreira no Ensino Secundário: perspectivas de pais e de estudantes“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação