Resumo
O presente estudo tem como objectivos analisar perspectivas de pais e alunos acerca do papel dos pais na execução de planos de carreira dos seus filhos e retirar implicações para a conceptualização da intervenção vocacional no Ensino Secundário, prosseguindo investigação anterior (Pinto, Taveira, & Fernandes, 2003). Através do método de grounded theory (cf. Strauss & Corbin, 1994, 1998) foram investigadas as perspectivas de um total de 62 participantes, através de questionário de resposta aberta (Pinto, 2000). Na perspectiva dos participantes, os pais podem contribuir para o desenvolvimento de carreira através da relação com os filhos e através da relação com o meio. Os participantes evidenciam o reconhecimento do papel dos pais no desenvolvimento vocacional dos filhos, através de atitudes parentais mais ou menos directivas, específicas e intencionais, e da participação e promoção de actividades. Isto traduz a necessidade da intervenção vocacional contemplar os contextos de vida e o seu papel no desenvolvimento da carreira.
Título traduzido da contribuição | The role of parents in the implementation of plans career in secondary education: perspectives of parents and students |
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Idioma original | Portuguese |
Páginas (de-até) | 333-341 |
Número de páginas | 9 |
Revista | Análise Psicológica |
Volume | 28 |
Número de emissão | 2 |
DOIs | |
Estado da publicação | Publicado - 2010 |
Publicado externamente | Sim |
Keywords
- Carreira
- Influência parental
- Grounded theory
- Intervenção vocacional