O potencial da inteligência artificial para o desenvolvimento e competitividade das empresas: uma scoping review

Beatriz Rodrigues, António Andrade

Resultado de pesquisarevisão de pares

56 Transferências (Pure)

Resumo

É impossível que a significativa evolução que a IA sofreu ao longo dos últimos anos passe, atualmente, despercebida. Esta tecnologia está não só a impactar, por vezes silenciosamente, o dia a dia de toda a população como também o mundo dos negócios, conduzindo a novas maneiras de realizar cada função e até a fazer emergir novas profissões. O presente estudo procura esclarecer quais são, atualmente, as principais aplicações de IA para os negócios, quais as implicações que esta utilização provoca e quais os benefícios que as empresas podem esperar ao longo dos próximos anos caso comecem a implementar sistemas inteligentes nas suas mais diversas áreas. Por meio de uma revisão de literatura que adotou a abordagem scoping review, procurou-se identificar, na literatura publicada, qual o potencial da IA para o desenvolvimento e competitividade das empresas, identificando e agrupando, de forma clara e rigorosa, as principais vantagens e implicações do uso de IA na gestão. A IA revela-se, atualmente, uma tecnologia capaz de elevar as organizações a um novo patamar, tornando-as mais competitivas no mercado e possibilitando a criação de valor, seja pela sua capacidade de auxiliar os colaboradores, permitindo aumentos de produtividade, pela melhoria na experiência do consumidor ou até na previsão e resolução de problemas. No entanto, para poder tirar partido de todas as potencialidades que a IA tem para oferecer é preciso, por parte das empresas, uma boa estratégia de adaptação e, sobretudo, uma grande capacidade para auxiliar os seus colaboradores ao longo de todo o processo, uma vez que implementar IA vai, inerentemente, provocar não só mudanças no tipo de funções e trabalhos, mas também nas competências necessárias para cada função. Não esquecendo a grande incerteza social face à perspetiva de diminuição de postos de trabalho.
Título traduzido da contribuição The potential of artificial intelligence for the development and competitiveness of companies: a scoping review
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)381-422
Número de páginas42
RevistaGestão e Desenvolvimento
Número de emissão29
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 28 mai. 2021

Keywords

  • Inteligência artificial
  • Machine learning
  • Gestão
  • Competitividade

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “O potencial da inteligência artificial para o desenvolvimento e competitividade das empresas: uma scoping review“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação