Resumo
Neste artigo apresentam-se e discutem-se os resultados da análise de 74 reflexões realizadas pelos mentores relativamente à oficina de formação em que participaram. Os resultados permitem concluir que os professores mentores consideraram que a formação contribuiu para o seu desenvolvimento profissional e, através deles, para o desenvolvimento profissional dos professores em período probatório que supervisionavam. No entanto, os professores mentores referem-se consideravelmente menos ao contributo da formação para o desenvolvimento organizacional das escolas e preveem escassas repercussões a esse nível. Quanto ao processo de formação, consideram-no útil e de qualidade, valorizando essencialmente os documentos trabalhados nas sessões e as estratégias utilizadas.
Título traduzido da contribuição | The professional development process as perceived by teachers' mentors |
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Idioma original | Portuguese |
Páginas (de-até) | 481-502 |
Número de páginas | 22 |
Revista | Ensaio |
Volume | 20 |
Número de emissão | 76 |
DOIs | |
Estado da publicação | Publicado - jul. 2012 |
Keywords
- Formação de professores
- Desenvolvimento profissional
- Mentoria
- Período probatório