O processo de desenvolvimento profissional visto pelos professores mentores

Mariado do Céu Roldão*, Teresa Leite

*Autor correspondente para este trabalho

Resultado de pesquisarevisão de pares

3 Citações (Scopus)
17 Transferências (Pure)

Resumo

Neste artigo apresentam-se e discutem-se os resultados da análise de 74 reflexões realizadas pelos mentores relativamente à oficina de formação em que participaram. Os resultados permitem concluir que os professores mentores consideraram que a formação contribuiu para o seu desenvolvimento profissional e, através deles, para o desenvolvimento profissional dos professores em período probatório que supervisionavam. No entanto, os professores mentores referem-se consideravelmente menos ao contributo da formação para o desenvolvimento organizacional das escolas e preveem escassas repercussões a esse nível. Quanto ao processo de formação, consideram-no útil e de qualidade, valorizando essencialmente os documentos trabalhados nas sessões e as estratégias utilizadas.
Título traduzido da contribuiçãoThe professional development process as perceived by teachers' mentors
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)481-502
Número de páginas22
RevistaEnsaio
Volume20
Número de emissão76
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - jul. 2012

Keywords

  • Formação de professores
  • Desenvolvimento profissional
  • Mentoria
  • Período probatório

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “O processo de desenvolvimento profissional visto pelos professores mentores“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação