O protagonismo midiático da multidão nos movimentos sociais

Eduardo Cintra Torres*

*Autor correspondente para este trabalho

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Resumo

A importância adquirida por movimentos sociais e pela sua expressão multitudinária e midiática na vida política e social de países como o Egito, a Tunísia, o Brasil, a Turquia ou a Ucrânia é aceita com unanimidade pelos analistas na imprensa e nos estudos acadêmicos. Este artigo pretende refletir sobre aspectos que, todavia, não parecem estar devidamente identificados e estabelecidos: o momento de multidão como, ainda e sempre, o ponto de viragem no impacto de um movimento social; a relevância da multidão para além do eventual fracasso dos objetivos que a motivaram; a explicação da manutenção da importância das midias “tradicionais” na era da Internet e das redes sociais eletrônicas; a filiação histórica das principais características do fenômeno multitudinário e o acento correto no que é realmente novo, caso do marcado empoderamento do indivíduo em algumas multidões contemporâneas, como as do Brasil em 2013, e a fluidez do ativismo nas democracias desenvolvidas.
Título traduzido da contribuiçãoThe mediatic leading role of crowds in social movements
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)1219-1245
Número de páginas27
RevistaEstudos Ibero-Americanos
Volume42
Número de emissão3
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 24 nov. 2016

Keywords

  • Movimentos sociais
  • Multidão
  • Sociologia das mídias
  • Redes sociais electrônicas

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