O que é avaliar? reconstrução de práticas e conceções de avaliação

Resultado de pesquisarevisão de pares

Resumo

A avaliação das aprendizagens constitui-se como parte integrante do desenvolvimento curricular, como regulação e aferição das aprendizagens intencionalizadas mediante a ação de ensinar. Contudo, as práticas predominantes na escola, na sua “gramática” organizacional tradicional, mecanicista e uniformista, instalada desde o século XIX, separam os modos, os espaços e os tempos destinados a ensino e avaliação, na decorrência de conceitos de ensinar e aprender herdados, mas inadequados. Neste texto, reexamina-se o conceito de avaliação, enquadrando, assim, um projeto de formação- -investigação em curso numa escola portuguesa, coordenado pelos autores, centrado na reflexão e melhoria, por parte dos professores, dos seus modos de desenvolver e aferir avaliação das aprendizagens segundo critérios progressivamente aferidos entre os pares, de que se apresentam dados intermédios.
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)570-594
Número de páginas26
RevistaEstudos em Avaliação Educacional
Volume26
Número de emissão63
DOIs
Estado da publicaçãoPublished - 29 dez 2015

Keywords

  • Avaliação da aprendizagem
  • Desenvolvimento do currículo
  • Critérios de avaliação
  • Formação em contexto

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