O sonho da igualdade só cresce no terreno do respeito pelas diferenças

Luísa Orvalho, Maria Joana Veiga Dias Portal, Maria José Lobato

Resultado de pesquisarevisão de pares

12 Transferências (Pure)

Numa sociedade em constante mudança é imperativo reajustar a organização escolar deforma a obter sucesso. A aprendizagem por si só não é suficiente no mercado de trabalho. Há um conjunto de competências necessárias que se impõe ao cidadão do século XXI, competências essas que têm de ser trabalhadas numa escola do século XXI. Essa escola é flexível, moderna, inclusiva, local de construção de saberes, que agrega diferentes necessidades e promove a participação e aprendizagens de todos. O trabalho realizado com base na metodologia do projeto permite a participação de todos, construindo diferentes saberes em ritmos de aprendizagem diferentes e promove o saberem ação, potencializando o trabalho colaborativo, uma vez que os projetos deverão permitir o cruzamento de saberes e competências. É este o desafio emergente na sociedade atual; a capacidade constante de mobilização de competências e saberes, como potencializadores de novas competências e novas aprendizagens, numa sociedade caracterizada por uma mudança permanente. “O sonho da igualdade só cresce no terreno do respeito pelas diferenças” é partilhado como um exemplo de um projeto integrador desenvolvido pela articulação de disciplinas diferentes com o objetivo de promover nos alunos uma cultura humanista e de cidadania na comunidade escolar.
Título da publicação do anfitriãoDa igualdade de oportunidades à equidade educativa
Subtítulo da publicação do anfitriãocaminhos de uma inclusão sucedida
EditoresCristina Palmeirão, José Matias Alves
EditoraUniversidade Católica Editora - Porto