Resumo
O presente estudo inscreve-se na problemática do desenvolvimento de competências, atitudes e valores do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e da melhoria das práticas pedagógicas dos professores do ensino artístico especializado de música. Pretende-se com esta investigação: analisar e refletir sobre a possibilidade de se materializar uma das componentes da Prova de Aptidão Profissional (PAP) da ESPROARTE (Escola Profissional de Arte de Mirandela) em Trabalhos de Projeto (TP), partindo dos interesses e motivações dos alunos; e avaliar os impactos traduzidos nos resultados escolares e no desenvolvimento de competências fundamentais capazes de capacitar os jovens para um papel mais ativo e participativo na sociedade atual, bem como para a inserção na vida ativa e no contexto real de trabalho. Esta investigação, de cariz essencialmente qualitativo, seguiu uma abordagem metodológica de estudo de caso e teve como participantes os 27 alunos do 3.º ano de nível 4 de qualificação profissional que, durante o ano letivo 2016 /2017, frequentaram os cursos profissionais: Instrumentista de Cordas e de Tecla (CICT) e o Curso de Instrumentista de Sopros e Percussão (CISP), na ESPROARTE, Mirandela. As técnicas utilizadas para a recolha e produção de dados foram: observação direta e participante, notas de campo registadas em diário de campo, inquéritos por questionário e análise documental das evidências provenientes das reflexões expressas nos relatórios escritos dos TP desenvolvidos pelos alunos no âmbito da PAP. As técnicas de análise, tratamento e interpretação de dados considerados nesta investigação foram: análise estatística e de conteúdo das respostas fechadas e abertas ao inquérito por questionário e análise de conteúdo das reflexões finais produzidas pelos alunos nos relatórios escritos dos TP. Os resultados obtidos permitiram concluir que o TP contribuiu diretamente para o desenvolvimento de competências fundamentais para a inserção profissional e social dos alunos enquanto músicos, bem como para a sua formação ao longo da vida.
Título traduzido da contribuição | The project work within the professional aptitude test in vocational education: the case of Esproarte |
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Idioma original | Portuguese |
Páginas (de-até) | 134-164 |
Número de páginas | 31 |
Revista | Revista Portuguesa de Investigação Educacional |
Número de emissão | 18 |
DOIs | |
Estado da publicação | Publicado - 1 jan. 2018 |
Keywords
- Trabalho de projeto
- Prova de aptidão profissional
- Ensino profissional de música
- Competências-chave para o século XXI