O Verbo, arquétipo da comunicação

Nuno Brás Martins

Resultado de pesquisarevisão de pares

5 Transferências (Pure)

Resumo

O artigo efectua uma leitura do vol. I da obra de H. U. Von Balthasar Herrlichkeit na perspectiva de um olhar teológico sobre a realidade da comunicação, procurando mostrar por um lado como este conceito é central no pensamento balthasariano e, por outro, como a própria Teologia tem uma palavra a dizer acerca da comunicação e do seu mundo. Assim, partindo do conceito central de «beleza», o artigo mostra como a encarnação do Verbo constitui a possibilidade de encontro e de comunicação entre Deus e o homem: Cristo é a Verdade – a verdade de Deus e a verdade do homem – e comunica-a comunicando-se, dando-nos a participar da sua vida.
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)125-139
Número de páginas15
RevistaDidaskalia
Volume37
Número de emissão1
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 1 jan. 2007

Citação