Stress ocupacional: perceção social da profissão docente e seu desgaste

Ariana Afonso Gonçalves Pereira, Elsa Morgado, Levi Leonido

Resultado de pesquisarevisão de pares

67 Transferências (Pure)

Resumo

A discussão sobre o stress na sociedade tem vindo a aumentar por parte dos especialistas. O stress ocupacional é um conjunto de reações emocionais, cognitivas, comportamentais e fisiológicas face às adversidades no trabalho, caracterizadas por elevados níveis de excitação e perturbação, normalmente acompanhadas por sentimentos de incapacidade (Comissão Europeia, 2002). Através da aplicação do questionário de stress nos Professores (QSP) de Gomes, Montenegro, Peixoto e Peixoto (2010), procuramos compreender quais os níveis de stress nos professores do 2º e 3º ciclo do ensino básico. Desta forma, foram inquiridos 50 professores com média de idades e tempos de serviço compreendidos entre 43.9 e os 17.38 respetivamente. Realizou-se uma comparação de médias através do t-test de amostras independentes entre as variáveis, ciclo de ensino do professor e situação profissional (contratados e quadro). Os resultados não demonstraram diferenças estatisticamente significativas, porém, pode-se referir que os níveis de stress dos professores se situam entre o “moderado stress” e o “bastante stress”. Os professores sentem mais stress quando os alunos revelam comportamentos inadequados enquanto que a falta de motivação e de capacidades dos alunos se revela como fator pouco relevante para o aumento de stress dos professores.
Título traduzido da contribuiçãoOccupational Stress: social perception of the teaching profession and its wear
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)30-40
Número de páginas11
RevistaRevista Internacional de Ciências, Tecnologia e Sociedade
Volume2
Número de emissão4
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 31 dez. 2019

Keywords

  • Professor
  • Ensino básico
  • Stress

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Stress ocupacional: perceção social da profissão docente e seu desgaste“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação