Resumo
Após quase dois anos letivos de implementação de um modelo de flexibilidade curricular nas escolas portuguesas do ensino básico e secundário, que tem como objetivos claros e finais o aumento do sucesso escolar e a diminuição do abandono, acompanhámos escolas com projetos de flexibilidade incluídos no âmbito da sua autonomia. Procurámos perceber, num quadro de observação não participante, se o desenho curricular estabelecido inicialmente, por iniciativa da liderança escolar, permitia atingir os objetivos referidos. O quadro de investigação contou essencialmente com a observação de aulas, participação em reuniões de equipas disciplinares e reuniões com a equipa local de acompanhamento do processo de flexibilização do currículo. Verificámos que as estratégias de aprendizagem passaram a ser mais centradas nos alunos e o que efetivamente se constatou é que os resultados das aprendizagens melhoraram substancialmente, não só testemunhadas pela opinião dos docentes, mas também materializadas nas classificações escolares.
Título traduzido da contribuição | On the track of a flexible curriculum. What we see, hear and reflect |
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Idioma original | Portuguese |
Páginas (de-até) | 41-66 |
Número de páginas | 26 |
Revista | Revista Portuguesa de Investigação Educacional |
Número de emissão | 19 |
DOIs | |
Estado da publicação | Publicado - 1 jan. 2019 |
Keywords
- Flexibilidade curricular
- Estratégias docentes
- Autonomia
- Inovação pedagógica