Nos trilhos da flexibilidade curricular. O que vimos, ouvimos e refletimos

José Reis Lagarto, Vitor Alaíz

Resultado de pesquisarevisão de pares

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Resumo

Após quase dois anos letivos de implementação de um modelo de flexibilidade curricular nas escolas portuguesas do ensino básico e secundário, que tem como objetivos claros e finais o aumento do sucesso escolar e a diminuição do abandono, acompanhámos escolas com projetos de flexibilidade incluídos no âmbito da sua autonomia. Procurámos perceber, num quadro de observação não participante, se o desenho curricular estabelecido inicialmente, por iniciativa da liderança escolar, permitia atingir os objetivos referidos. O quadro de investigação contou essencialmente com a observação de aulas, participação em reuniões de equipas disciplinares e reuniões com a equipa local de acompanhamento do processo de flexibilização do currículo. Verificámos que as estratégias de aprendizagem passaram a ser mais centradas nos alunos e o que efetivamente se constatou é que os resultados das aprendizagens melhoraram substancialmente, não só testemunhadas pela opinião dos docentes, mas também materializadas nas classificações escolares.
Título traduzido da contribuiçãoOn the track of a flexible curriculum. What we see, hear and reflect
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)41-66
Número de páginas26
RevistaRevista Portuguesa de Investigação Educacional
Número de emissão19
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 1 jan. 2019

Keywords

  • Flexibilidade curricular
  • Estratégias docentes
  • Autonomia
  • Inovação pedagógica

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