Oral health behaviors and dental caries in a sample of Portuguese militaries

Título traduzido da contribuição: Comportamentos de saúde oral e cárie dentária numa amostra de militares portugueses

Luís Azevedo*, David Martins, Joana Fialho, Nélio Veiga, André Correia

*Autor correspondente para este trabalho

Resultado de pesquisarevisão de pares

4 Transferências (Pure)

Objetivos: Determinar a prevalência de cárie dentária e os comportamentos de saúde oral numa amostra de militares portugueses. Métodos: Foi realizado um estudo observacional transversal numa amostra de 122 militares do Regimento de Infantaria nº14 de Viseu, Portugal, através da aplicação de um questionário. O questionário incidia sobre os comportamentos de saúde oral, com especial foco na frequência de escovagem dentária, uso de fio dentário e frequência de visitas ao Médico Dentista. Também foram recolhidas informações sociodemográficas, como a idade e o género. Além disso, foi feita observação intraoral para determinar o índice de CPOD. O índice de placa de Silness and Löe (1964) foi usado para determinar a quantidade de placa bacteriana existente na amostra estudada. Resultados: A prevalência de cárie dentária encontrada foi elevada (51,6%±7,4%; CPOD – 4,6±3,5). De acordo com o índice de placa de Silness and Löe a prevalência mais elevada correspondeu ao nível 2 – placa visível (58,2%). Relativamente aos hábitos de higiene oral, a maioria (65,6%) reportou que escova os dentes pelo menos duas vezes por dia e 64,8% usava pasta dentífrica com flúor. No entanto, muito poucos participantes (18%) usavam fio dentário. Mais de 30% dos participantes não visitaram o médico dentista no último ano e cerca de 45,9% eram fumadores. Conclusão: É necessária a criação e adoção de programas de prevenção e ações de promoção de saúde oral junto desta população, de modo a reduzir a prevalência de cárie dentária e aumentar o conhecimento dos militares sobre os comportamentos de saúde oral mais indicados.
Título traduzido da contribuiçãoComportamentos de saúde oral e cárie dentária numa amostra de militares portugueses
Páginas (de-até)18-23
Número de páginas6
RevistaRevista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial
Volume59
Número de emissão1
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 2018

• Pessoal militar
  • Cárie dentária
  • Placa dentária
  • Saúde oral
  • Higiene Oral

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Comportamentos de saúde oral e cárie dentária numa amostra de militares portugueses“. Em conjunto formam uma impressão digital única.