Os contratos eletrónicos B2C

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Resumo

Os contratos eletrónicos B2C (“business-to-consumer”) são uma das projeções jurídicas fundamentais do comércio eletrónico (“e-commerce”): a contratação eletrónica funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, e 365 dias por ano, representando em 2023 um volume de negócios global superior a 2 triliões de dólares em todo o mundo e de 700 biliões de euros na Europa. A sua importância também chegou a Portugal: no ano de 2022, 43% dos consumidores portugueses realizaram compras em linha e 18% das empresas portuguesas receberam encomendas em linha. Esta centralidade dos contratos eletrónicos B2C tem-nos tornado, crescentemente, num novo paradigma dos contratos de consumo. O presente estudo constitui uma primeira reflexão sobre o regime jurídico deste contrato consumerista, passando sucessivamente em revista as respetivas fontes, requisitos, negociação, formação, confirmação, forma e prova, e extinção, bem assim como outros aspetos (em particular, a contratação no âmbito de plataformas eletrónicas).
Título traduzido da contribuiçãoB2C electronic contracts
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)28-77
Número de páginas50
RevistaRevista Electrónica de Direito
Volume32
Número de emissão3
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - out. 2023

Keywords

  • Comércio eletrónico
  • Contratos eletrónicos
  • Contratação eletrónica
  • Contratos de consumo
  • Business-to-consumer
  • Plataformas digitais

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