Resumo
A partir da década de 80 do século XX emergiram vários estudos inseridos no movimento das escolas eficazes que mostraram que a escola influencia os resultados escolares dos alunos, perspetivando que a unidade escola como organização tem efeitos específicos na forma como leva a cabo a educação e a qualidade da aprendizagem proporcionada. O movimento das escolas eficazes quis mostrar que as escolas podem fazer a diferença na melhoria dos resultados escolares da generalidade dos alunos. As diversas investigações levadas a cabo sobre a eficácia da escola vieram confirmar que a escola pode ser um lugar de reprodução e/ou produção, uma instância que promove a (des)igualdade de oportunidades de acesso e sucesso existindo fatores intraorganizacionais que podem, direta ou indiretamente, explicar as diferenças dos resultados escolares dos alunos mesmo considerando o seu contexto de origem. A este fenómeno chama-se valor acrescentado. Atualmente, em Portugal, existem escolas que operam em contextos educativos idênticos e que apresentam resultados académicos diferentes, acrescentando, mantendo ou diminuindo valor, pelo que é aconselhável perceber o que promove essa diferença. Neste sentido, pretende-se apresentar evidências/descobertas da investigação já produzida nesta área, ou seja, que fatores organizacionais caracterizam as escolas eficazes e que efeito tem a escola na aprendizagem dos alunos.
Idioma original | Portuguese |
---|---|
Título da publicação do anfitrião | Educação, territórios e desenvolvimento humano |
Subtítulo da publicação do anfitrião | atas do I seminário internacional |
Editores | Joaquim Machado, Cristina Palmeirão, Ilídia Cabral, Isabel Baptista, Joaquim Azevedo, José Matias Alves, Maria do Céu Roldão |
Local da publicação | Porto |
Editora | Universidade Católica Portuguesa |
Páginas | 567-578 |
Número de páginas | 12 |
ISBN (impresso) | 9789899948600 |
Estado da publicação | Publicado - 2015 |
Evento | I Seminário Internacional: educação, territórios e desenvolvimento humano - Universidade Católica Portuguesa, Porto Duração: 23 jun. 2015 → 24 jun. 2015 |
Conferência
Conferência | I Seminário Internacional: educação, territórios e desenvolvimento humano |
---|---|
País/Território | Portugal |
Cidade | Porto |
Período | 23/06/15 → 24/06/15 |
Keywords
- Sucesso escolar
- Fatores organizacionais
- Melhoria das escolas