Resumo
A Escola do século XXI, deverá manter-se aberta, disponível a conceitos de projetos educativos originais. Por estarmos sensíveis a estas questões durante a nossa prática letiva, enquanto docente e como extensão do que é ser professor na sociedade atual, surge a ideia do projeto musical: “Oskar, o ouriço musical”. Com este projeto, pretende-se transmitir aos alunos os instrumentos da orquestra de forma mais lúdica tendo como objetivos: Dinamizar atividades lúdicas com carácter cultural e pedagógico; Desenvolver hábitos de leitura; Desenvolver a capacidade de expressão e comunicação; Articular saberes, conjugando a literatura infantil com a música; Contribuir para uma aprendizagem mais transversal; Implementar projetos interdisciplinares nas escolas. Pretende-se demonstrar que se trata da criação de uma teia de expressões interligadas, em que o aluno tem a oportunidade de se envolver em diferentes atividades aliando a leitura, a música e a expressão plástica como uma forma de ser, estar, aprender e, sobretudo, para promover a construção de aprendizagens significativas.
Título traduzido da contribuição | Oskar, the musical hedgehog |
---|---|
Idioma original | Portuguese |
Páginas (de-até) | 24–30 |
Número de páginas | 7 |
Revista | Revista Internacional de Educação, Saúde e Ambiente |
Volume | 1 |
Número de emissão | 1 |
DOIs | |
Estado da publicação | Publicado - 30 dez. 2018 |
Keywords
- Educação
- Escola
- Comunicação
- Projeto educativo
- Aprendizagem