Osteossíntese de úmero em pombos domésticos (Columba livia) associando-se pinos metálicos e polimetilmetacrilato intramedulares após osteotomia diafisária

M. M. Alievi, A. N. C. Oliveira, P. A. Ferreira, C. Traesel, L. D. Guimarães, F. Flores, S. F. Silva, J. E. W. Schossler

Resultado de pesquisarevisão de pares

9 Citações (Scopus)

Resumo

Foram utilizadas 28 aves adultas, separadas aleatoriamente em quatro grupos. Os pombos foram anestesiados com isoflurano para a realização da osteotomia diafisária transversa do úmero direito. No grupo I, a osteossíntese foi realizada associando-se dois pinos de Kirschner e polimetilmetacrilato, intramedulares; no grupo II, os pinos de Kirschner foram substituídos por pinos de Schanz; no grupo III, foram utilizados apenas dois pinos de Kirschner; e, no grupo IV, apenas dois pinos de Shanz. Os tempos médios para a consolidação óssea foram de 29±4,04 dias no grupo I; 24±5,29 dias no grupo II; 33±3,74 dias no grupo III; e 32,9±5,21 dias no grupo IV. Foi observada migração dos pinos em 42,9% dos animais do grupo I, em 0% nos do grupo II, em 85,7% nos do grupo III, e em 28,6% nos do grupo IV. Em duas aves dos grupos I, III e IV notou-se incapacidade de voar. Os resultados demonstram que a associação de dois pinos de Schanz e polimetilmetacrilato, ambos intramedulares, é um método efetivo para osteossíntese de úmero em pombos domésticos (Columba livia), proporcionando rápida consolidação óssea e mínimas complicações.
Título traduzido da contribuiçãoHumerus osteosynthesis using intramedullary pins and polymethylmethacrylate in domestic pigeons (Columba livia)
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)843-850
Número de páginas8
RevistaArquivo Brasileiro de Medicina Veterinaria e Zootecnia
Volume60
Número de emissão4
DOIs
Estado da publicaçãoPublished - ago 2008
Publicado externamenteSim

Keywords

  • Aves
  • Fratura
  • Osteossíntese
  • Úmero

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Osteossíntese de úmero em pombos domésticos (Columba livia) associando-se pinos metálicos e polimetilmetacrilato intramedulares após osteotomia diafisária“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação