Resumo
Considerando a cada vez maior exigência de formas de pensamento criativo nos contextos escolares, sociais e organizacionais, e tendo em conta a aposta no desenvolvimento diversificado de instrumentos de avaliação da criatividade torna-se urgente a caracterização dos níveis de criatividade e percepção dos níveis de criatividade dos alunos e em que medida os níveis de criatividade se relacionam com a percepção dos seus níveis de criatividade. A amostra é constituída por 200 alunos da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, 157 do sexo feminino (78.5%) e 43 do sexo masculino (21.5%), na sua maioria do primeiro ano da Licenciatura (73.5%). O Test of Creative Thinking - Drawing Production (TCT-DP) e a Escala de Domínios de Criatividade de Kaufman (K-DOCS) visam avaliar, respectivamente, os níveis de criatividade e a percepção dos alunos de seus níveis de criatividade em determinados domínios. Como principais resultados, é possível destacar uma correlação significativa entre o nível total de criatividade e a autopercepção da criatividade artística. Além disso, são encontradas diferenças em relação à autopercepção da criatividade entre homens e mulheres, com os homens se percebendo mais criativos do que as mulheres. Em estudos futuros, seria útil fazer o mesmo estudo com uma amostra mais diversificada de estudantes ou mesmo outras amostras, como, por exemplo, trabalhadores. Para além disso, seria útil fazer o estudo de validação e adaptação do K-DOCS para Portugal.
Idioma original | English |
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Instituição de premiação |
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Supervisores/Consultores |
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Data do prémio | 4 jan. 2019 |
Estado da publicação | Publicado - 4 jan. 2019 |
Keywords
- Criatividade
- Domínios de criatividade
- TCT-DP
- K-DOCS