Diogo Manuel Garanito Mendonça

Resultado de pesquisa

A dor é uma experiência bastante subjetiva. Investigadores e médicos apresentam dificuldade na sua medição, no efeito real da medicação e noutras terapias. Uma das razões para estas dificuldades acredita-se estar relacionada com a grande variabilidade no reportar a dor. Focused Analgesia Selection Test (FAST) foi desenvolvido para medir a capacidade de reportar a dor, e assim discriminar entre os indivíduos que experienciam a dor de forma proporcional ao estímulo da dor, e aqueles que experienciam a dor de forma muito diferente da estimulação externa aplicada. Por detrás destas diferenças em reportar a dor pode estar a capacidade em reportar com precisão noutras modalidades sensoriais. Pesquisas anteriores mostraram que, em população normal, a precisão da dor está relacionada com precisão na mesma modalidade sensorial, mas não entre modalidades sensoriais, o que sugere que a precisão não é uma capacidade multimodal. Os bailarinos são estudados pela sua capacidade em suportar e sentir a dor de forma diferente, e ter uma maior capacidade de precisão interoceptiva comparado a não dançarinos. Assim, o objetivo do presente estudo foi investigar se, em bailarinos, havia relações entre a precisão em reportar dor e precisão de reportar estímulos noutras modalidades sensoriais. Trinta e três alunos não licenciados e licenciados em dança foram recrutados numa Escola Superior de Dança. Foi aplicado o procedimento do FAST, o procedimento de deteção do batimento cardíaco, e o procedimento de perceção do paladar. Características psicológicas e uma tarefa neuropsicológica da memória também foram medidos. Os resultados mostraram uma relação significativa entre a precisão em reportar estímulos da mesma modalidade sensorial (paladar), contudo, sem nenhuma relação entre as diferentes modalidades sensoriais. Não houve relações entre a sensibilidade à dor e na capacidade de reportar com precisão a dor, mas houve uma relação significativa entre os anos de prática em dança e a uma capacidade maior de reportar com precisão a dor. Os resultados sugerem que reportar com precisão estímulos é uma característica dentro da mesma modalidade sensorial, mas outros estudos são necessários para perceber como é que uma prática intensa com o corpo pode aumentar a precisão nas modalidades sensoriais.
Supervisores/Consultores
  • Canaipa, Rita, Supervisor
Estado da publicaçãoPublished - 3 abr 2019

• Dor
  • Interocepção
  • Precisão
  • Bailarinos

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Pain reporting accuracy and ability to accurately report other bodily sensations in dancers“. Em conjunto formam uma impressão digital única.