Pais, filhos e tecnologias digitais móveis: perceções de utilização e critérios para escolha de atividades

Rita Brito, Patrícia Dias

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Resumo

Pretendemos perceber que tipo de apps os pais consideram adequadas para utilização pelos seus filhos e conhecer a opinião das crianças na utilização de dispositivos digitais móveis. Recorremos aos dados do estudo hAPPy kids, nomeadamente 1968 questionários a pais de crianças até 8 anos e entrevistas a 81 famílias com filhos até 8 anos. Os pais reconhecem o potencial educativo das tecnologias, mas recorrem frequentemente a modelos “tradicionais”, como a sua prpria infância ou as atividades realizadas em educao formal, para avaliarem as apps como educativas ou no. Preferem que os filhos usem apps que explorem conteúdos escolares mas, ao contrário dos pais, as crianças preferem ver vídeos, jogar jogos de simulação e ação/aventura. As preferências das crianas, e o facto de os conteúdos mobile lhes proporcionarem diverso, no so muito valorizados pelos pais, focando-se no desenvolvimento e na aprendizagem.
Idioma originalPortuguese
Título da publicação do anfitriãoCrianças, famílias e tecnologias
Subtítulo da publicação do anfitriãoque caminhos? Que desafios?
EditoresRita Brito, Patrícia Dias
Local da publicaçãoLisboa
EditoraInstituto Politécnico de Lisboa
Páginas40-53
Número de páginas14
ISBN (eletrónico)9789898912091
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 2019

Keywords

  • Apps
  • Crianças 3-8 anos
  • Educação
  • Aprendizagem
  • Pais
  • Perceções

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