@inbook{562540028eb54d6dbfc40f2b7275cc96,
title = "Pais, filhos e tecnologias digitais m{\'o}veis: perce{\c c}{\~o}es de utiliza{\c c}{\~a}o e crit{\'e}rios para escolha de atividades",
abstract = "Pretendemos perceber que tipo de apps os pais consideram adequadas para utiliza{\c c}{\~a}o pelos seus filhos e conhecer a opini{\~a}o das crian{\c c}as na utiliza{\c c}{\~a}o de dispositivos digitais m{\'o}veis. Recorremos aos dados do estudo hAPPy kids, nomeadamente 1968 question{\'a}rios a pais de crian{\c c}as at{\'e} 8 anos e entrevistas a 81 fam{\'i}lias com filhos at{\'e} 8 anos. Os pais reconhecem o potencial educativo das tecnologias, mas recorrem frequentemente a modelos “tradicionais”, como a sua prpria inf{\^a}ncia ou as atividades realizadas em educao formal, para avaliarem as apps como educativas ou no. Preferem que os filhos usem apps que explorem conte{\'u}dos escolares mas, ao contr{\'a}rio dos pais, as crian{\c c}as preferem ver v{\'i}deos, jogar jogos de simula{\c c}{\~a}o e a{\c c}{\~a}o/aventura. As prefer{\^e}ncias das crianas, e o facto de os conte{\'u}dos mobile lhes proporcionarem diverso, no so muito valorizados pelos pais, focando-se no desenvolvimento e na aprendizagem.",
keywords = "Apps, Crian{\c c}as 3-8 anos, Educa{\c c}{\~a}o, Aprendizagem, Pais, Perce{\c c}{\~o}es",
author = "Rita Brito and Patr{\'i}cia Dias",
year = "2019",
doi = "10.34629/ipl.eselx.cap.livros.014",
language = "Portuguese",
pages = "40--53",
editor = "Rita Brito and Patr{\'i}cia Dias",
booktitle = "Crian{\c c}as, fam{\'i}lias e tecnologias",
publisher = "Instituto Polit{\'e}cnico de Lisboa",
address = "Portugal",
}