Resumo
Este artigo busca analisar como a Universidade do Minho (UMinho), em Portugal, usou as mídias sociais Facebook e Instagram para comunicar e construir relacionamento com seus públicos nos dois primeiros meses da pandemia da Covid-19. Através de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, tendo como base o método netnográfico (Kozinets, 2010), observamos tanto o tema, propósito e engajamento das publicações realizadas pela Universidade, quanto as interações desenvolvidas a partir dessas publicações. Percebemos que a presença da Instituição nas redes sociais Facebook e Instagram foi gerida no quadro de um processo de gestão de crise que colocou em evidência ações institucionais concretas e emoções positivas, e buscou motivar os públicos e transmitir confiança. Mas não utilizou todo o potencial nato das redes sociais para desenvolver uma comunicação bidirecional, interagindo e construindo relacionamento com os públicos. Num olhar rápido pelas redes sociais de grandes universidades da Europa no mesmo período, percebemos que o comportamento da UMinho se alinha com o das suas congéneres: interação fraca, diálogo curto. Neste quadro, podemos até dizer que ela foi mais longe, já que preparou uma campanha de comunicação institucional para o período e usou um tom emotivo, algo pouco comum, no período inicial da pandemia, entre as universidades europeias.
Título traduzido da contribuição | COVID-19 pandemic, communication and relationship: an analysis of the social media of the University of Minho |
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Idioma original | Portuguese |
Páginas (de-até) | 31-56 |
Número de páginas | 26 |
Revista | Revista Comunicando |
Volume | 9 |
Número de emissão | 1 |
DOIs | |
Estado da publicação | Publicado - 29 dez. 2020 |
Publicado externamente | Sim |
Keywords
- Universidade
- Comunicação organizacional
- Mídias sociais
- Crise
- COVID-19