Substituição parcial do concentrado por feno de tifton na alimentação de bezerros Girolando

Natália Jamille Germano Gomes, Severino Gonzaga Neto, Carla Giselly de Souza, Raimundo Ribeiro Ferreira, Marcelo de Oliveira Alves Rufino, Carlos Augusto de Almeida Targino Alcoforado

Resultado de pesquisarevisão de pares

Resumo

Na criação de bovinos leiteiros, a fase mais crítica é o período entre o nascimento e a desmama, onde a taxa de mortalidade pode ser elevada a depender dos manejos sanitário e nutricional. Objetivou-se avaliar o desenvolvimento de bezerros Girolando do nascimento à desmama em função de 2 tipos de dietas sólidas. Foram utilizados 8 bezerros da raça Girolando com idade média de um mês, pertencentes ao Setor de Bovinocultura de Leite do Departamento de Zootecnia/CCA/UFPB. Os animais foram alojados em bezerreiros tipo argentino, onde cada animal disponha de casinha individual. Os tratamentos consistiram em aleitamento artificial com fornecimento de 4 litros de sucedâneo diariamente e dieta sólida durante 90 dias. A dieta sólida consistiu em 2 tipos de alimentação baseadas em concentrado e volumoso. A Dieta 1 consistia em 100% concentrado em forma de ração peletizada, a Dieta 2 em volumoso na forma de feno de Tifton moído e ração peletizada 50:50. As sobras das dietas fornecidas foram pesadas diariamente nos períodos manhã e tarde. Cada animal passou 90 dias em avaliação. As avaliações foram quinzenais. Eram aferidos parâmetros de peso vivo, perímetro torácico e altura de cernelha. Após aferição era calculado o ganho de peso diário e mensal. Foi utilizado um delineamento inteiramente casualizado (DIC) em parcelas subdivididas. O peso vivo dos animais aumentou linearmente nas duas dietas, não havendo diferença significativa (P<0,001) entre quilos ganhos. O peso vivo e altura de cernelha não apresentaram influência (P<0,001) entre as Dietas 1 e 2. Houve diferença significativa (P<0,001) para perímetro torácico na Dieta 1, em função dos dias. A substituição de 50% do concentrado por feno não afetou o desenvolvimento de bezerros no período de 30 a 90 dias de idade.
Título traduzido da contribuiçãoPartial substitution from concentrate to tifton hay in feeding Girolando calves
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)40–47
Número de páginas8
RevistaRevista Agropecuária Técnica
Volume40
Número de emissão1-2
DOIs
Estado da publicaçãoPublished - 20 nov 2019
Publicado externamenteSim

Keywords

  • Bovino de leite
  • Ganho depeso
  • Perímetro torácico

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Substituição parcial do concentrado por feno de tifton na alimentação de bezerros Girolando“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação