Participação de atores e desenvolvimento socioterritorial: a construção do currículo do ensino primário em Timor-Leste

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Resumo

A obra que agora se apresenta relata uma investigação realizada no âmbito do curso de doutoramento em ciências da educação da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa. A par das exigências de rigor, que são próprias de um estudo de natureza académica, este trabalho traduz uma grande sensibilidade humana, evidenciando a postura ética e implicada do seu autor. O estudo centra-se na problemática da participação dos atores nas dinâmicas de desenvolvimento socioterritorial, tendo por referência empírica o processo de construção do currículo do Ensino Primário em Timor-Leste. Valorizando a educação num sentido amplo, como um direito fundamental, o autor parte do pressuposto de que a participação, motivada e qualificada, nos espaços de vida em comum constitui um dos eixos fundamentais de desenvolvimento humano. Uma convicção pessoal alicerçada numa vasta experiência de trabalho no âmbito da cooperação internacional e aqui reforçada pelo desejo de contribuir para a melhoria da realidade timorense. Para tal, socorreu-se das ferramentas, teóricas e práticas, da Pedagogia Social, enquanto ciência da educação que enquadra a práxis socioeducativa na pluralidade das suas dimensões, numa perspetiva de capacitação subjetiva e cívica de todas as pessoas, ao longo de toda a sua vida. Neste sentido, o autor foi ao encontro de um conjunto significativo de atores locais, procurando valorizar a participação de cada um, mas também a forma como comunicam e interagem entre si, gerando laços de colaboração potenciadores de desenvolvimento socioterritorial. Estamos, na verdade, perante uma obra de grande interesse para todos. Uma obra prestigiada pelo autor do prefácio, laureado com o Prémio Nobel da Paz, constituindo-se como um contributo especialmente relevante num mundo que pede mais solidariedade, mais humanidade e mais justiça. Isabel Baptista Universidade Católica Portuguesa.
Título traduzido da contribuiçãoThe involvement of actors and socioterritorial development: the development of the primary education curriculum in Timor-Leste
Idioma originalPortuguese
Local da publicaçãoPorto
EditoraPROFEDIÇÕES, Lda
Número de páginas126
ISBN (impresso)9789728562809
Estado da publicaçãoPublicado - dez. 2020

Keywords

  • Participação
  • Participação comunitária
  • Educação
  • Pedagogia social
  • Desenvolvimento
  • Desenvolvimento curricular
  • Timor-Leste
  • Países em desenvolvimento

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