Perceção dos participantes dos impactos da Capital Europeia da Juventude 2012

Paula Remoaldo, Eduardo Duque, Francisco Carballo-Cruz, J. Cadima Ribeiro

Resultado de pesquisa

7 Transferências (Pure)

A Capital Europeia da Juventude é um título anual concedido a uma cidade europeia pelo European Youth Forum, visando o fortalecimento da relação entre os municípios e as instituições europeias, dando especial atenção à participação da juventude. Na presente comunicação faz-se a avaliação do sucesso relativo de Braga Capital Europeia da Juventude 2012 (CEJ 2012) através da perceção dos participantes de cinco eventos realizados. Em concreto, visou-se aferir a opinião dos inquiridos sobre a forma como se estavam a desenrolar as atividades da CEJ 2012, como percecionavam os impactos deste megaevento e qual a sua participação no mesmo até ao momento da inquirição. Obteve-se uma amostra de 512 inquiridos, tendo os questionários sido aplicados entre Outubro e Dezembro de 2012. A auscultação de residentes e visitantes foi complementada, em Janeiro de 2013, com a realização de um Focus Group. Dos resultados obtidos, releva-se a indicação de que não foi significativo o número de visitantes que a CEJ acolheu nos dias dos eventos agendados. Os jovens, que predominam na amostra (59% entre os 10 e os 29 anos de idade), tenderam a ser mais positivos em matéria da avaliação que fizeram da CEJ 2012, assim como foi encontrada uma opinião mais positiva entre as mulheres.
Título traduzido da contribuiçãoParticipants’ perceptions of the impacts of the European Youth Capital 2012
Título da publicação do anfitriãoAtas proceedings 19.º Congresso da APDR
EditoraAssociacao Portuguesa para o Desenvolvimento Regional (APDR)
Páginas228-240
Número de páginas12
ISBN (impresso)9789899635388
Estado da publicaçãoPublicado - 2013
Evento19.º Congresso da APDR. Iniciativa conjunta com Innovaflow Conference - Universidade do Minho, Braga
Duração: 20 jun 201321 jun 2013
Número de conferência: 19

Conferência

Conferência19.º Congresso da APDR. Iniciativa conjunta com Innovaflow Conference
País/TerritórioPortugal
CidadeBraga
Período20/06/1321/06/13

• Capitais Europeias da juventude
  • Braga 2012
  • Megaeventos
  • Perceções dos participantes

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Perceção dos participantes dos impactos da Capital Europeia da Juventude 2012“. Em conjunto formam uma impressão digital única.