Participated observation of nursing child health consultation

Título traduzido da contribuição: Observação participada da consulta de enfermagem de saúde infantil

Fernanda Manuela Loureiro*, José António Neto Ferreira da Silva, Margarida Maria de Sousa Lourenço Quitério, Zaida Borges Charepe

*Autor correspondente para este trabalho

Resultado de pesquisarevisão de pares

2 Citações (Scopus)
15 Transferências (Pure)

Resumo

Diagnóstico de situação utilizando metodologia científica de natureza exploratória e descritiva (observação participada com tratamento estatístico descritivo) com objectivo de identificar as práticas de enfermagem na área da promoção de saúde durante uma consulta de enfermagem de saúde infantil. Das 31 consultas observadas (n=31) a maioria das observações ocorreu em crianças com idade inferior a 2 anos sendo os temas mais abordados a alimentação com utilização predominante de metodologia expositiva. Verificou-se ainda pouca utilização de suporte informacional e quando são utilizados reportam-se aos temas segurança e alimentação. A maioria dos prestadores de cuidados colocou questões e houve um reduzido registo da interacção prestador/criança existindo um dispêndio médio de 23 minutos por consulta. Face aos resultados e reflexão sobre os mesmos destaca-se como intervenção a elaboração de um manual de promoção de saúde com integração de aspectos teóricos e evidência científica de boas práticas nesta área.
Título traduzido da contribuiçãoObservação participada da consulta de enfermagem de saúde infantil
Idioma originalEnglish
Páginas (de-até)1294-1299
Número de páginas6
RevistaRevista da Escola de Enfermagem
Volume46
Número de emissão6
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 2012

Keywords

  • Promoção da saúde
  • Criança
  • Enfermagem pediátrica
  • Observação

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Observação participada da consulta de enfermagem de saúde infantil“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação