Resumo
O presente estudo procura debruçar-se sobre a formação pedagógica dos professores do ensino superior e as implicações nos modos de ensinar. O estudo foi fectuado numa Faculdade de uma Universidade Moçambicana, avante designada sob o pseudónimo Universidade João Luís Cabral. Assim, o objecto da nossa investigação procura compreender como se caracterizam as práticas de formação pedagógica dos professores do ensino superior e que implicações são reconhecidas e podem ser observadas no modo como eles ensinam. Para responder à nossa questão de partida optámos por inserir a investigação num estudo de caso, uma vez que, o fenómeno ocorre num contexto de especificidade própria. Optámos também por abordar o estudo a luz do paradigma interpretativo. Esta opção deve-se ao facto de este se enquadrar na nossa preocupação, em procurar compreender as práticas de formação pedagógica de professores. Tendo em conta a natureza do nosso estudo, selecionámos algumas técnicas de recolha de dados, a saber: entrevistas semi-estruturadas, focus group e a observação em contexto de aulas. Na sequência, de forma a responder às nossas questões, selecionámos quer alguns sujeitos envolvidos directamente na formação pedagógica, bem como alguns beneficiários directos desta formação, ou seja, alunos, professores, formador e director da Universidade. A formação pedagógica foi percecionada pelos nossos entrevistados como uma ferramenta essencial e imprescindível para poder orientar adequadamente o processo de ensino-aprendizagem, muito embora, as suas práticas expressem uma tendência contrária, na medida em que, verificou-se deficiente aplicação do método feedback e uma predominância excessiva do método expositivo, tornando evidente o uso de um modelo didático transmissivo mais focado no cumprimento do programa do que nas aprendizagens.
Título traduzido da contribuição | A formação pedagógica dos professores do ensino superior e as suas implicações no modo de ensinar |
---|---|
Idioma original | English |
Páginas (de-até) | 45-60 |
Número de páginas | 16 |
Revista | Revista Electrónica de Investigação e Desenvolvimento |
Volume | 1 |
Número de emissão | 9 |
Estado da publicação | Publicado - 2018 |
Keywords
- Formação pedagógica de professores
- Desenvolvimento profissional
- Conhecimento profissional docente