12 Transferências (Pure)

O peer feedback tem sido definido como um dos métodos colaborativos onde o estudante assume um papel dinâmico com reflexo positivo no desenvolvimento de competências. Objetivou-se desenvolver uma guideline de implementação do peer feedback, para estudantes e docentes, durante a prática clínica de enfermagem e identificar os seus contributos. Estudo quasi-experimental (pré e pós intervenção) entre 2018 e 2021. O público-alvo são estudantes dos 3º e 4º anos do curso de enfermagem, a frequentar os ensinos clínicos, e respetivos docentes, que tenham, ambos, participado em workshop de capacitação sobre peer feedback. A recolha de dados realizada por grupos focais pré e pós intervenção. Análise de conteúdo com recurso ao QDA Minor®. Aprovação do estudo pela Comissão de Ética e Conselho de Direção da Instituição de Ensino Superior. Os resultados evidenciam que a guideline é fundamental e deve integrar um conjunto de características relativas ao peer feedback. O peer feedback contribui também para o desenvolvimento de competências relevantes nos estudantes. Em síntese, evidencia-se que a adoção de uma guideline favorece um percurso académico de sucesso, possibilita o alinhamento das práticas pedagógicas com os referenciais nacionais e internacionais na garantia da qualidade do ensino superior, e contribui para o conhecimento em enfermagem.
Título da publicação do anfitriãoCNaPPES 2022 - 8º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
EditoresMaria do Céu Mestre Carrageta, Rui Filipe Lopes Gonçalves, Hugo Leiria Neves, Ana Maria Pacheco Mendes Perdigão Costa Gonçalves, Maria da Alegria Gonçalves Simões
EditoraEscola Superior de Enfermagem de Coimbra
Páginas397-402