Perceções de alunos do 3º ciclo sobre a aprendizagem: um estudo com grupos de discussão focalizada

Resultado de pesquisa

Resumo

Este estudo teve como objetivo compreender as perceções de alunos do 3º ciclo de escolas privadas acerca dos aspetos que facilitam e dificultam a sua aprendizagem. O conhecimento das perceções dos alunos sobre a sua aprendizagem permite melhorar a qualidade dos processos de aprendizagem dos alunos. O estudo enquadra-se na metodologia qualitativa. Foram realizados, com um guião semiestruturado, cinco grupos de discussão focalizada, em cinco escolas diferentes, com 32 alunos de 7º, 8º e 9º anos. A seleção dos participantes foi aleatória e questões éticas foram ponderadas. A análise dos dados seguiu um processo semi-indutivo de codificação descritiva. Os resultados realçam o papel fundamental do professor para a aprendizagem; a importância da ação dos alunos na sala de aula versus passividade; a relevância da dimensão emocional e relacional para o envolvimento do aluno e das estratégias de autorregulação da aprendizagem. Como implicações sugere-se a concretização de ações junto de professores e alunos que sejam promotoras da metacognição de ambos e a importância de atender à construção de relação para o envolvimento dos alunos. Investigações futuras podem procurar compreender as perceções dos alunos ao longo dos diferentes ciclos de ensino.
Idioma originalPortuguese
QualificaçãoMaster of Science
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
Supervisores/Consultores
  • Ribeiro, Luísa Mota, Supervisor
Data do prémio7 out. 2015
Estado da publicaçãoPublicado - 2015

Keywords

  • Perceções de alunos
  • Grupos de discussão focalizada
  • Aprendizagem ativa
  • Envolvimento do aluno

Citação