Perceções de avaliadores e avaliados sobre o atual modelo de ADD: conhecer para compreender e (re)agir

Paula Arnaud, Célia Ribeiro

Resultado de pesquisarevisão de pares

21 Transferências (Pure)

Resumo

No âmbito da atual gramática escolar, a supervisão pedagógica surge como uma estratégia de promoção do desenvolvimento organizacional e profissional, pelo que deverá ser percecionada como uma metodologia de trabalho que incentiva à (auto)crítica, desocultação de constrangimentos e (re)construção da profissionalidade docente. No entanto, no contexto da Avaliação de Desempenho Docente (ADD), a vertente supervisiva parece estar desvalorizada, não existindo consenso relativamente aos seus contributos para a construção do saber e para a melhoria do desempenho dos professores. A ADD tem-se constituído como uma prática social complexa, desgastante e, por vezes, com repercussões no ambiente interno das escolas. Consideramos que não deve ser entendida como uma ameaça e um constrangimento para os professores, mas antes ser encarada como um desafio e uma oportunidade, desencadeando processos supervisivos-avaliativos com reflexos na prática docente e preditores da aprendizagem e sucesso educativo de todos os alunos. Preocupados com os desafios e dilemas que integram esta problemática da supervisão pedagógica em contexto de ADD e tendo como objetivo geral analisar a perceção de avaliadores (internos e externos) e avaliados sobre o contributo das práticas de supervisão pedagógica para o desenvolvimento profissional em contexto de ADD, realizámos uma investigação de tipologia descritiva e quantitativa, onde foi aplicado um questionário, construído para o efeito, a 321 docentes da educação pré-escolar ao ensino secundário. Constatou-se que a supervisão pedagógica, a ADD e a observação de aulas não se desenvolveram de acordo com os referenciais teóricos, prevalecendo uma lógica mais sumativa e classificativa em detrimento da lógica formativa, de reflexão e apoio. Os professores consideram que o atual modelo de ADD está muito aquém do que era desejado no tocante ao seu contributo para a melhoria do desempenho e desenvolvimento profissional. Referem, no entanto, que a observação de aulas é pertinente e necessária, devendo estar inserida num projeto global de Escola para a melhoria e incluir o ciclo de supervisão pedagógica com vista a promover o trabalho colaborativo entre avaliador-avaliado, bem como privilegiar práticas de supervisão pedagógica, autoavaliação e autorreflexão sobre a prática.
Título traduzido da contribuiçãoPerceptions of evaluators and ratings on the current TPA model: knowing to understand and (re)act
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)329-356
Número de páginas28
RevistaGestão e Desenvolvimento
Número de emissão29
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 18 mai. 2021

Keywords

  • Avaliação de desempenho docente
  • Supervisão pedagógica
  • Observação de aulas
  • Desenvolvimento profissional

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Perceções de avaliadores e avaliados sobre o atual modelo de ADD: conhecer para compreender e (re)agir“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação