Resumo
Em Portugal, a extensão dos serviços de educação especial à educação pré-escolar é relativamente recente. São também escassos os estudos que avaliam as percepções dos educadores de infância sobre as práticas inclusivas. Neste trabalho, pretendemos avaliar as percepções dos educadores de infância sobre a inclusão. Recorreu-se a uma amostra de 118 educadores de infância portugueses, a quem foi administrado o Inventário de Inclusão. Os resultados indicam que a implementação de práticas inclusivas está relacionada com a percepção de apoio e utilização anterior de práticas inclusivas. Educadores mais novos, com menos experiência letiva e com menos experiência na aplicação de práticas inclusivas possuem mais crenças sobre a inclusão. Educadores mais velhos e que trabalham mais tempo com crianças com necessidades educativas especiais percebem como melhores os efeitos da inclusão. Esses resultados são discutidos à luz da literatura existente, apresentando-se também implicações para a prática educativa e para a investigação.
Título traduzido da contribuição | Preschool teachers' perceptions about inclusion in preschool education: the role of experience and qualifications |
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Idioma original | Portuguese |
Páginas (de-até) | 91-111 |
Número de páginas | 21 |
Revista | Ensaio |
Volume | 26 |
Número de emissão | 98 |
DOIs | |
Estado da publicação | Publicado - 1 jan. 2018 |
Keywords
- Inclusão
- Pré-escolar
- Percepções
- Educadores de infância