Maria do Carmo Sousa, Beatriz Araújo, Margarida Vieira

Resultado de pesquisarevisão de pares

Enquadramento: A paralisia cerebral é uma síndrome que afeta o adolescente e família podendo alterar padrões de relacionamento e a perceção sobre a vinculação com pais e amigos. Objetivos: Identificar as diferenças na perceção da qualidade da vinculação de adolescentes, com e sem paralisia cerebral, aos pais e amigos, relacionadas com a deficiência. Metodologia: Estudo descritivo/correlacional, com uma amostra aleatória constituída por 66 adolescentes do norte de Portugal (33 saudáveis a estudar numa escola publica e 33 com paralisia cerebral a frequentar um Centro de Paralisia Cerebral) com capacidades intelectuais compatíveis com a compreensão dos instrumentos de recolha de dados. Na colheita de dados utilizamos o Inventory of Parents and Peer Attachement. Resultados: Mostram que não existem diferenças estatisticamente significativas entre os grupos na vinculação global. A única diferença estatisticamente significativa verificou-se na dimensão alienação, referente aos amigos. Os scores nas dimensões confiança e comunicação são elevados e na alienação, baixos, concluindo-se que os adolescentes dos dois grupos percecionam a sua vinculação como de alta segurança. Conclusão: Estes resultados poderão ser relevantes no planeamento das intervenções de enfermagem, junto dos adolescentes com paralisia cerebral, porquanto permitem um melhor conhecimento das características do seu desenvolvimento psicoafetivo.
Título traduzido da contribuiçãoPerception of the adolescent with cerebral palsy about the quality of attachment
Páginas (de-até)93-100
Número de páginas8
RevistaRevista de Enfermagem Referência
Número de emissão2
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - jun 2014

• Adolescente
  • Paralisia cerebral
  • Vinculação

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Perceção do adolescente com paralisia cerebral acerca da qualidade da vinculação“. Em conjunto formam uma impressão digital única.