Eleonora C. V. Costa, Maria Júlia Valério, Ivone Pascoal, Ana Margarida Trovisqueira

Resultado de pesquisarevisão de pares

2 Citações (Scopus)

As medidas de cessação tabágica mostram resultados positivos na diminuição da morbidade e mortalidade associadas ao consumo do tabaco. Esses programas possuem maior eficácia quando se adequam às especificidades dos tabagistas. Este estudo teve como objetivo analisar as diferenças de sexo em uma amostra de 100 fumantes portugueses, através da administração de um questionário sócio-demográfico e clínico. Observaram-se diferenças de sexo no número de cigarros consumidos por dia, no momento do dia e no contexto social de maior consumo, no residir com fumantes, na pressão social para deixar de fumar e no sono. As implicações clínicas dos resultados foram discutidas no sentido de otimizar a prestação dos serviços de saúde em contexto de cessação tabágica.
Título traduzido da contribuiçãoSociodemographic and clinical profile of a smoking Portuguese sample: sex implications for intervention in smoking cessation
Número do artigoe322221
Páginas (de-até)1-10
Número de páginas10
RevistaPsicologia: Teoria e Pesquisa
Volume32
Número de emissão2
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 1 jan 2016

• cessação tabágica
  • diferenças sexuais (humano)
  • health promotion
  • human sex differences
  • promoção da saúde
  • smoking
  • smoking cessation program
  • tabagismo

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Perfil sócio-demográfico e clínico de uma amostra de fumantes portugueses: implicações do sexo para a intervenção na cessação tabágica“. Em conjunto formam uma impressão digital única.