PertenSer: avaliação de um projeto comunitário de promoção do sucesso escolar

Filipe Martins, Alexandra Carneiro, Mafalda Santos, Raquel Matos, Sofia Mexia Alves

Resultado de pesquisarevisão de pares

19 Transferências (Pure)

Resumo

O insucesso e o abandono escolar evidenciam-se como problemas sociais prioritários que não se devem apenas a fatores individuais ou familiares. O projeto PertenSer foi concebido como uma resposta educativa de base comunitária com o objetivo de oferecer aos jovens mais vulneráveis oportunidades de desenvolvimento de competências pessoais, sociais e profissionais, reforçando a sua motivação para a aprendizagem e a sua confiança e capacidade para construírem trajetos de vida. Participaram neste projeto 13 jovens dos 14 aos 18 anos, a frequentar o 8.º e o 9.º anos de escolaridade, enquadrados no Programa Integrado de Educação e Formação. A avaliação qualitativa do projeto considerou o envolvimento dos participantes nas ações implementadas e as mudanças no autoconceito e desenvolvimento pessoal e social, no envolvimento escolar e nas perspetivas de futuro. Os resultados destacam melhorias ao nível da autoconfiança e comportamento na escola, assim como na relação com os adultos e na capacidade de definir objetivos a curto e médio prazo. Destacam ainda a promoção da valorização e da motivação para a aprendizagem escolar, que contribuiu para a redução do abandono escolar e para a obtenção de maior sucesso. Como fatores de sucesso do projeto, realçam-se a abordagem comunitária envolvendo diferentes atores extraescolares e as relações de suporte estabelecidas com profissionais e professores.
Título traduzido da contribuiçãoPertenSer: assessment of a community based project aiming to promote school success
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)90-120
Número de páginas31
RevistaRevista Portuguesa de Investigação Educacional
Número de emissão19
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 2019

Keywords

  • Sucesso escolar
  • Comunidade educadora
  • Envolvimento escolar
  • Desenvolvimento pessoal e social

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “PertenSer: avaliação de um projeto comunitário de promoção do sucesso escolar“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação