Alexandra P. Carneiro, José Matias Alves

Resultado de pesquisarevisão de pares

70 Transferências (Pure)

A formação contínua proporciona, pelo menos no plano teórico, momentos essenciais para que cada professor se sinta apoiado na procura constante por um ensino de mais qualidade. Mas como é conceber e preparar uma ação de formação que tenha este propósito? Neste texto narramos o processo ideográfico de configurar e intencionalizar o uso do portefólio reflexivo no quadro da criação de uma ação de formação contínua em modalidade de oficina. Considerado à partida como instrumento de questionamento epistemológico, o portefólio assume dupla dinâmica: (1) enquanto estrutura que está a ser concebida, com potencialidades e limitações intrínsecas; e (2) quando proposto aos professores como instrumento de avaliação a realizar na oficina de formação possibilita a (auto)observação do formador, iluminando as (suas) incertezas, o desconhecido e a complexidade que é o trabalho pedagógico. A metodologia autobiográfica, com base na revisão narrativa da literatura sobre portefólios, é usada para descrever os desafios relativos às configurações conjeturadas até à estrutura definitiva, numa dinâmica de reflexão para a ação. A escrita autobiográfica emerge aqui como: (1) processo de autocompreensão para a consolidação do objeto de investigação - uso de portefólio em contexto de formação; e (2) como método de pesquisa sobre o investigador que regista a autodescoberta e consciência de si mesmo. Conclui-se que, mesmo de forma mediada, o portefólio exige a integração sistemática da reflexão favorecendo a metacognição da ação docente, servindo de referência metodológica e ética para ajudar a decidir como devemos agir em situações imprevisíveis.
Título traduzido da contribuiçãoReflective portfolios: potentialities and limitations in the context of a teachers’ workshop
Título da publicação do anfitriãoVI Encontro International de Formação na Docência (INCTE)
Subtítulo da publicação do anfitriãolivro de atas
EditoresElisabete Mendes Silva, Cristina Mesquita, Manuel Vara Pires, Rui Pedro Lopes
Local da publicaçãoBragança
EditoraInstituto Politécnico de Bragança
Páginas394-403
Número de páginas10
ISBN (eletrónico)9789727453016
Estado da publicaçãoPublicado - 2022
EventoVI Encontro International de Formação na Docência - Instituto Politécnico de Bragança, Bragança
Duração: 6 mai. 20227 mai. 2022

Conferência

ConferênciaVI Encontro International de Formação na Docência
Título abreviadoINCTE’22
País/TerritórioPortugal
CidadeBragança
Período6/05/227/05/22

• Portefólio
  • Reflexão
  • Formação
  • Aprendizagem autobiográfica

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Portefólios reflexivos: potencialidades e limitações no contexto de uma oficina de formação“. Em conjunto formam uma impressão digital única.