Post-pandemic occupational medicine and telemedicine in Portugal and France: what does the future look like?

Título traduzido da contribuição: Qual é o futuro da medicina do trabalho e telemedicina póspandemia em Portugal e na França?

António Rui Marcelino Leal*, Maria José Pinto da Costa, João Costa Amado

*Autor correspondente para este trabalho

Resultado de pesquisarevisão de pares

109 Transferências (Pure)

Resumo

Com base na experiência pessoal de vários anos, foi realizada uma análise comparativa de dois sistemas de saúde europeus diferentes, de Portugal e da França, em uma perspectiva direcionada a uma comparação da medicina do trabalho e a utilização da telemedicina no contexto pós-pandêmico, em que ela se normalizou. Esta análise comparativa incide em quatro aspectos: sistema de saúde; medicina do trabalho; telemedicina/teletrabalho; e futuro e sugestões. Foram incluídas pesquisa e revisão documental de vários artigos recentes, normativas e recomendações das autoridades responsáveis pela tutela (Recomendações Colegiais, Ordem dos Médicos, Código do Trabalho), e foram feitas comparações de alguns indicadores estatísticos e estudos recentes. Três tabelas sobre a saúde, a medicina do trabalho e a telemedicina apresentam alguns dados relevantes e facilitam a comparação. Apesar da comparação difícil dadas as diferenças de base dos dois sistemas (modelo Beveridge versus Bismarck), parece ser possível concluir que existe uma maior abertura para a utilização criteriosa da teleconsulta na França (entre 15 e 35%), incluindo o seu uso por enfermeiras no contexto da visite d’information et de prévention, com uma boa aceitação pelos empregadores e trabalhadores. Ainda existem dificuldades por resolver, nomeadamente sobre a segurança e as dificuldades na sua utilização ou na realização da biometria ou exame objetivo. Por meio de melhorias no biosensing e de uma formação adequada, essas questões serão ultrapassadas. Dada a falta de médicos do trabalho e a habitual dilação dos prazos legais, essa possibilidade e as sugestões deveriam ser exploradas e enquadradas pelo Colégio da especialidade. Realizam-se algumas sugestões nesse sentido.
Título traduzido da contribuiçãoQual é o futuro da medicina do trabalho e telemedicina póspandemia em Portugal e na França?
Idioma originalEnglish
Número do artigoe20231194
Número de páginas10
RevistaRevista Brasileira de Medicina do Trabalho
Volume22
Número de emissão1
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 2024

Keywords

  • Portugal
  • França
  • Medicina do trabalho
  • Telemedicina
  • Covid-19

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Qual é o futuro da medicina do trabalho e telemedicina póspandemia em Portugal e na França? what does the future look like?“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação