Practices, values and attitudes of young people: a case study based on students of the University of Minho

Título traduzido da contribuição: Práticas, valores e atitudes dos jovens: um estudo de caso a partir de alunos da Universidade do Minho

Sara Madureira, Eduardo Duque, Durán Vázquez

Resultado de pesquisarevisão de pares

27 Transferências (Pure)

Analisar os comportamentos, valores e atitudes da juventude permite que se faça um exame impiedoso sobre o nosso tempo, ajudando a perceber as enredadas raízes da nossa vivência coletiva, pelo que, ao analisar as suas opções, estamos não só a estudar o tempo presente, mas também a vislumbrar o futuro da nossa sociedade.
Exposto isto, o presente estudo visa analisar as práticas, valores e atitudes dos jovens de forma a melhor compreender as suas atuais tendências valorativas e religiosas.
Através de uma metodologia quantitativa, inqueriu-se estudantes na Universidade do Minho, com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos. Das conclusões depreende-se que os jovens procuram atividades de ocupação mais individualistas e menos sociais, possibilitando-lhes momentos de satisfação pessoal. Quanto à sua dimensão religiosa e valorativa, verificou-se que pouco ou nada participam nos serviços religiosos e que manifestam níveis elevados de justificação para determinados comportamentos, aparentando reagir abertamente a práticas que, normalmente, são desaprovadas pela sociedade. A Proteção do ambiente, o Racismo e a xenofobia e a Violência de género constituem os temas da atualidade que merecem maior preocupação por parte dos jovens universitários.
Título traduzido da contribuiçãoPráticas, valores e atitudes dos jovens: um estudo de caso a partir de alunos da Universidade do Minho
Número do artigo29
Páginas (de-até)1993-2021
RevistaRevista Ibero-Americana de Estudos em Educação
Volume17
Número de emissão3
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 1 jul 2022

• Valores
  • Juventude
  • Religiosidade
  • Pós-modernidade
  • Globalização
  • Comportamentos

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Práticas, valores e atitudes dos jovens: um estudo de caso a partir de alunos da Universidade do Minho“. Em conjunto formam uma impressão digital única.