Preditores da empatia dirigida a humanos e outros animais em portugueses e anglo-saxónicos

Resultado de pesquisarevisão de pares

1 Citação (Scopus)
39 Transferências (Pure)

Resumo

A relação entre empatia dirigida a humanos e empatia dirigida a outros animais tem sido reportada como fraca, sendo pou coconhecidos os fatores que predizem a segunda. Neste estudo, examinaram-se potenciais variáveis preditoras de cada uma destas duas formas de empatia e compararam-se participantes lusófonos e anglo-saxónicos, inspecionando possíveis especificidades culturais. Foi conduzido um inquérito na web que incluiu as versões portuguesa e inglesa de uma escala de empatia para com humanos e de uma escala de empatia para com animais, bem como questões relacionadas com animais de estimação, religião, dieta e participação em ONGs. Atestagem de modelos de regressão múltipla evidenciou o género como preditor da empatia com humanos, mas apenas no grupo lusófono. O sexo feminino e a vivência com animais de estimação foram preditores de empatia para com animais em ambos os grupos; a ligação a ONGs também o foi na população lusófona, enquanto que na anglo-saxónica pesou mais a dieta vegetariana/vegana.
Título traduzido da contribuiçãoPredictors of empathy towards humans and animals in a Portuguese and English speaking population
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)15-28
Número de páginas14
RevistaPsicologia
Volume32
Número de emissão1
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 14 mai. 2018

Keywords

  • Preditores de empatia
  • Empatia para com animais
  • Empatia para com humano
  • Animais de estimação
  • Escala de empatia para com animais
  • Escala de empatia para com humanos

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Preditores da empatia dirigida a humanos e outros animais em portugueses e anglo-saxónicos“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação