Diane Pereira*, Filomena Ponte, Eleonora Costa

*Autor correspondente para este trabalho

Resultado de pesquisarevisão de pares

4 Citações (Scopus)

Este estudo analisou as diferenças entre jovens e idosos ao nível das atitudes e dos conhecimentos face ao envelhecimento e face à sexualidade na terceira idade; a relação entre as variáveis em estudo; e os preditores das atitudes negativas face ao envelhecimento e das atitudes negativas face à sexualidade na terceira idade. Cento e cinquenta e três jovens universitários e 42 idosos participaram no estudo. Os resultados indicaram que os jovens apresentam um menor nível de conhecimentos acerca da sexualidade na terceira idade do que os idosos, e os idosos possuem atitudes mais negativas face ao envelhecimento e atitudes menos permissivas acerca da sexualidade na terceira idade do que os jovens. Verificou-se que quanto maior a atitude negativa face ao envelhecimento, maiores são as atitudes negativas face à sexualidade na terceira idade. Os preditores do idadismo foram a idade mais elevada e o menor contacto diário com idosos. Os preditores das atitudes negativas face à sexualidade na terceira idade foram a idade mais elevada e as atitudes negativas face ao envelhecimento. É importante intervir junto da população ao nível dos conhecimentos, das atitudes negativas face ao envelhecimento e modificação das atitudes negativas face à sexualidade na terceira idade.
Título traduzido da contribuiçãoPredictors of negative attitudes towards both, aging and sexuality in old age
Páginas (de-até)31-46
Número de páginas16
RevistaAnálise Psicológica
Volume36
Número de emissão1
DOIs
Estado da publicaçãoPublished - 2018

• Envelhecimento
  • Atitudes sexuais
  • Conhecimentos sexuais
  • Diferenças etárias

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Preditores das atitudes negativas face ao envelhecimento e face à sexualidade na terceira idade“. Em conjunto formam uma impressão digital única.