Patrícia Couto*, João Couto, Miguel Pereira, Tiago Borges, Bruno Almeida

*Autor correspondente para este trabalho

Resultado de pesquisarevisão de pares

6 Transferências (Pure)

Objetivos: Verificar a prevalência das anomalias de erupção dentária na população da clínica dentária universitária, bem como a sua caracterização. Métodos: Realizou‐se um estudo retrospetivo e observacional através da análise de 2.977 radiografias panorâmicas, correspondentes aos pacientes adultos que vieram à Clínica Dentária Universitária da Universidade Católica Portuguesa de Viseu, no período de 2011‐2013. Selecionaram‐se todos os processos que preenchiam os critérios de inclusão e analisaram‐se segundo variáveis como: género, idade, classificação de Winter, classificação de Pell & Gregory, características anatómicas das raízes e sua relação com o canal mandibular, localização e orientação, quer tridimensional quer no plano sagital, e comorbilidades associadas à retenção. Resultados: De entre os vários resultados evidenciados podemos salientar: que 16,6% da população em estudo apresenta dentes retidos; que os terceiros molares inferiores foram o grupo de dentes que se encontrou mais frequentemente retido; que a posição mais comum de retenção dos terceiros molares foi a vertical e a IIA de Pell e Gregory; que o nervo alveolar inferior se apresentava numa relação de proximidade com as raízes dos terceiros molares em cerca de 45% dos casos; que a retenção do canino por palatino é muito mais comum que a retenção por vestibular; e que são raros os casos que se encontram de transmigração. Conclusões: Apesar das limitações da ortopantomografia, esta constitui um exame de grande importância para o diagnóstico inicial e avaliação de dentes retidos, que permite obter resultados de prevalências bastante fiáveis.
Título traduzido da contribuiçãoPrevalence of dental retention in adult patients of the University Clinic of the Portuguese Catholic University
Páginas (de-até)151-157
Número de páginas7
RevistaRevista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial
Volume57
Número de emissão3
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 1 jul 2016

• Radiografia panorâmica
  • Classificação
  • Dentes retidos
  • Adultos

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Prevalência de retenções dentárias nos utentes adultos da Clínica Universitária da Universidade Católica Portuguesa“. Em conjunto formam uma impressão digital única.