Resumo
A violência escolar (bullying), é hoje considerada um problema de saúde pública crescente em todo o mundo. Intervir sobre este fenómeno é essencial para melhorar a qualidade de vida das crianças/adolescentes escolarizados, devendo por isso, constituir uma prioridade de pesquisa a incluir na agenda dos enfermeiros. Este estudo teve como objectivo avaliar os resultados de um programa anti-violência escolar, implementado em 307 estudantes do 2º ciclo de uma escola de Lisboa. A avaliação pré e pós Programa, foi feita por questionário, elaborado e validado para este estudo. Constatámos que antes da intervenção, existia um elevado nível de bullying (50% vítimas e 35% agressores), verificando-se também agressões dirigidas a professores (7%) e outros funcionários (9%). O Programa aplicado consistiu na sensibilização/formação de docentes e pais e no treino de competências sociais dos estudantes. Após a intervenção verificaram-se resultados significativos na redução global da violência escolar.
| Título traduzido da contribuição | Prevenção da violência escolar: avaliação de um programa de intervenção |
|---|---|
| Idioma original | English |
| Páginas (de-até) | 581-588 |
| Número de páginas | 8 |
| Revista | Revista da Escola de Enfermagem da USP |
| Volume | 45 |
| Número de emissão | 3 |
| DOIs | |
| Estado da publicação | Publicado - jun. 2011 |
ODS da ONU
Este resultado contribui para o(s) seguinte(s) Objetivo(s) de Desenvolvimento Sustentável
-
ODS 16 Paz, justiça e instituições fortes
Keywords
- Violência
- Escolas
- Estudantes
- Enfermagem
Impressão digital
Mergulhe nos tópicos de investigação de “Prevenção da violência escolar: avaliação de um programa de intervenção“. Em conjunto formam uma impressão digital única.Citação
- APA
- Author
- BIBTEX
- Harvard
- Standard
- RIS
- Vancouver