Resultado de pesquisarevisão de pares

5 Transferências (Pure)

No ano em que se assinalam os 200 anos da Revolução Liberal revisitamos um dos temas que mais estimulou o debate parlamentar e a discussão político-social na sociedade portuguesa oitocentista: a instrução pública. Passados dois séculos, a instrução e a educação continuam a ser temas que merecem investigação e análise. Estão no centro da disputa política, provocam debate social e constituem motivo para avaliações de diversa ordem. A adoção dos princípios políticos liberais defensores da descentralização política e administrativa do Estado ao longo do século XIX refletiu-se na reforma educativa ou a opção pelo centralismo foi a solução para a restruturação do sistema de ensino? A oscilação ideológica do debate político em torno das competências administrativas foi constante e assumiu um papel relevante na concretização do principal propósito político-social oitocentista: dotar o indivíduo de conhecimentos elementares que lhe permitissem o exercício da cidadania. Estamos perante um desígnio fundamental que suscitou a colaboração de toda a sociedade, de todas as instituições. Neste contexto, como atuou a Câmara de Lisboa na promoção da educação popular? Fundamentalmente através da instituição, organização e supervisão de estabelecimentos de instrução pública, procurando contribuir na sua área de influência política e administrativa para o desenvolvimento da cidadania.
Título traduzido da contribuiçãoPrimary education in Lisbon during the constitutional monarchy: some contributions for its study
Páginas (de-até)63-80
Número de páginas18
RevistaCadernos do Arquivo Municipal
Volume2
Número de emissão15
Estado da publicaçãoPublicado - jan 2021

• Instrução
  • Reforma administrativa
  • Administração escolar
  • Câmara Municipal de Lisboa

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “O ensino primário em Lisboa durante a monarquia constitucional: contributos para o seu estudo“. Em conjunto formam uma impressão digital única.