Problemas experienciados pelo cuidador informal de pessoa idosa em situação de dependência

Maria Odete Pereira Amaral, Nuno Alexandre Marques de Matos, Nélio Jorge Veiga, Dulce Sofia Marques Pereira de Matos

Resultado de pesquisarevisão de pares

14 Transferências (Pure)

Resumo

Introdução: Atualmente, as alterações demográficas e epidemiológicas vivenciadas em Portugal tornou-o um país envelhecido, conduzindo à necessidade de cuidar das pessoas dependentes. O cuidador informal se assume como um elemento fundamental, com responsabilidades acrescidas no cuidar dos idosos que se encontram em situação de dependência. Objetivo: Identificar os problemas experienciados / dificuldades percebidas pelos cuidadores informais de pessoas dependentes. Métodos: Realizou-se um estudo transversal e analítico. O estudo decorreu entre janeiro e novembro de 2018 na cidade de Viseu, Portugal. A amostra foi constituída por 77 cuidadores informais, sendo a maioria do gênero feminino (88,3%), com idades compreendidas entre 22 e 96 anos (média de 57,03 ± 13,52 anos), 84,4% dos cuidadores eram casados/união de fato e 70,1% viviam no meio rural. Os dados foram recolhidos por meio de um questionário constituído por variáveis sociodemográficas, referentes aos cuidadores e à pessoa dependente, pelo carers assessment of difficulties index (CADI) para identificar as necessidades do cuidador informal e pelo índice de Barthel para identificar o grau de dependência. Resultados: Verificou-se que 32,5% dos indivíduos eram totalmente dependentes, 27,2% com dependência leve, 22,1% com dependência elevada e 18,2% com dependência moderada, totalizando 72,8% dos indivíduos da amostra com dependência moderada a elevada. Os cuidadores informais manifestaram como principais dificuldades os problemas relacionais, reações à prestação de cuidados, exigências de ordem física, restrições na vida social, deficiente apoio familiar, deficiente apoio profissional e os problemas financeiros. Conclusões: De acordo com os resultados verificamos que as dificuldades mais percecionadas pelos cuidadores informais estão relacionadas com as dimensões ‘Reações à prestação de cuidados’; ‘Exigências de ordem física na prestação de cuidados’ e ‘Problemas relacionais com a pessoa dependente’.
Título traduzido da contribuiçãoProblems experienced by the informal caregiver of an elderly person in a situation of dependency
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)37-41
Número de páginas5
RevistaArquivos de Ciências da Saúde
Volume27
Número de emissão1
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 11 dez 2020

Keywords

  • Cuidadores
  • Pessoas com deficiência
  • Enfermeiras e enfermeiros
  • Saúde pública

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Problemas experienciados pelo cuidador informal de pessoa idosa em situação de dependência“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação