Produção de fermentado acético pelo método submerso

Adriana Rodrigues Machado*, Jessica Cristina Rodrigues, Jeisa Farias de Sousa Santana, Glenda Antonia Neves, Letícia Fleury Viana, Fabiano Guimarães Silva, Wilma Aparecida Spinosa

*Autor correspondente para este trabalho

Resultado de pesquisarevisão de pares

Resumo

O fermentado acético é definido como o produto obtido da fermentação acética do fermentado alcoólico de mosto de frutas, cereais ou de outros vegetais, de mel, ou da mistura de vegetais, ou ainda de mistura hidroalcoólica. O presente trabalho teve o objetivo de produzir um fermentado acético de cereais pelo método submerso. O processo de fermentação do ácido acético ocorreu a 30 ± 0,3 °C em Acetador FRINGS® (Alemanha) e foi seguido por 6 ciclos. Foram realizadas as análises de acidez, álcool, cinzas, extrato seco e cor no fermentado acético. O fermentado acético obteve uma acidez total de 7,73% (p/v), 0,3% de álcool (p/v), 1,12% (p/v) de cinzas e 2,41% (p/v) de extrato seco, determinação de cor, estando todos esses parâmetros de acordo com a literatura. Os resultados obtidos foram satisfatórios relacionados à legislação.
Título traduzido da contribuiçãoAcetic fermentation process by submerged method: a preliminary study
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)1-13
Número de páginas13
RevistaGlobal Science and technology
Volume12
Número de emissão1
Estado da publicaçãoPublicado - 4 abr. 2019
Publicado externamenteSim

Keywords

  • Álcool
  • Acetador
  • Fermentação

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Produção de fermentado acético pelo método submerso“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação