Profile of transversal skills of nursing students to intervene in disaster situations

Título traduzido da contribuição: Perfil de competências transversais dos estudantes de enfermagem para intervir em situações de catástrofe

Paulo Alexandre Figueiredo dos Santos, Isabel Cristina Mascarenhas Rabiais, Leila Miriam Conde Faria Sales, Carolina Miguel Graça Henriques

Resultado de pesquisarevisão de pares

1 Transferências (Pure)

Resumo

Objetivo: identificar o perfil de competências transversais de ensino/aprendizagem, que permita uma intervenção adequada do estudante do Curso de Licenciatura em Enfermagem no domínio da catástrofe. Métodos: investigação enquadrada na metodologia do paradigma qualitativo, transversal, apoiada no raciocínio indutivo e exploratória. Resultados: verificou-se que não existe consenso entre os Coordenadores/Diretores dos Cursos de Licenciatura em Enfermagem e os peritos de enfermagem em catástrofe quanto às competências transversais consideradas determinantes, decorrente da atual ausência da temática nos planos de estudo e da diminuta formação pessoal e profissional dos docentes. Considerações finais: o desenvolvimento e implementação de estratégias de ensino/aprendizagem, que permitam o desenvolvimento de competências transversais, favorecendo a capacidade do estudante para se encontrar com esta realidade de maneira consciente, equilibrada e eficiente, assume-se crucial.
Título traduzido da contribuiçãoPerfil de competências transversais dos estudantes de enfermagem para intervir em situações de catástrofe
Idioma originalEnglish
Número do artigoe20210760
Número de páginas8
RevistaRevista brasileira de enfermagem
Volume75
Número de emissão6
DOIs
Estado da publicaçãoPublished - 18 jul 2022

Keywords

  • Estudantes de enfermagem
  • Administração de desastres
  • Competência profissional
  • Educação em enfermagem
  • Capacidade de resposta ante emergências

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Perfil de competências transversais dos estudantes de enfermagem para intervir em situações de catástrofe“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação