Ariane Franco Lopes da Silva, Romilda Teodora Ens, Isabel Baptista, Sabrina Plá Sandini

Resultado de pesquisarevisão de pares

13 Transferências (Pure)

O estudo objetiva compreender o que futuros professores pensam sobre a experiência do estágio supervisionado nas escolas, como atribuem sentidos à prática docente e como constroem a sua identidade profissional. O estudo encontra apoio teórico-metodológico na teoria das representações sociais. Participaram da pesquisa 88 estudantes de pedagogia de uma universidade pública localizada no Sul do Brasil. Inicialmente, aplicou-se a técnica da associação livre de palavras após o termo indutor “universidade e vida profissional”. Em seguida, realizou-se uma análise documental de relatórios de estágio produzidos por uma seleção aleatória de 24 estudantes. A associação livre foi processada pelo software Evoc. Os resultados mostram os elementos que possivelmente compõem o núcleo central e as periferias dessa representação. Uma análise posterior identifica quatro temas: Profissão e emprego; Abertura e ingresso; Vida acadêmica; Formação. A análise de conteúdo dos relatórios revela os saberes sobre essa profissão, provavelmente ancorados em experiências passadas e na cultura, assim como tentativas de ressignificá-los. Dessa análise emergem três temas: Docência; Planejar e dar aula; Avaliar. Os resultados mostram ainda a coexistência de conhecimentos consensuais, ancorados na tradição, com os científicos adquiridos no estágio e na academia. Os dados podem colaborar com a formação de professores e com políticas educativas que versam sobre o estágio supervisionado.
Título traduzido da contribuiçãoTeaching profession under construction: challenges and possibilities of the supervised internship
Número do artigoe19
Páginas (de-até)1-27
Número de páginas27
RevistaEducação
Volume49
Número de emissão1
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 26 jan. 2024

• Formação de professor
  • Estágio supervisionado
  • Representações sociais

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Profissão docente em construção: desafios e possibilidades do estágio supervisionado“. Em conjunto formam uma impressão digital única.